Publicado em Deixe um comentário

5 top dicas para ser um músico profissional.

Você trabalha com música, ama o que faz e tem um profundo desejo de ser bem reconhecido por seu público. Este é o primeiro componente, a vontade de crescer como músico. Mas não é somente a vontade. Para ser um músico cada vez mais excelente deve-se seguir certos parâmetros e nesse artigo vamos estudar os principais.

1- Aperfeiçoe suas habilidades sempre

A perfeiçoamento é uma constante eterna em sua carreira, não existe parar de estudar e aprimorar habilidades. E estudar não significa somente técnica, mas também o mercado, as características de seu público, o que outros músicos estão fazendo, em resumo, você deve estar o tempo todo envolvido tudo relacionado a música. Claro, dentro dos limites humanos e sem lhe causar problemas pessoais e familiares pelo excesso.

Assim, procure estar sempre antenado a respeito do que acontece diariamente com a música. Sejam artistas do seu segmento ou não, é de suma importância conhecer todos os tipos de pessoas dentro do ramo musical e saber as últimas novidades.

Busque também inspiração naquelas pessoas que você considera modelos. Esteja sempre em busca de aprender com os outros, principalmente se for algum músico que esteja mais avançado que você. Procure aprender um instrumento que você não toca, ou até a dar aulas.

2 – Atenção aos seus pontos fracos e fortes

Somos humanos, erramos também. Não somos perfeitos, mas as vezes é difícil reconhecer erros. Os erros que não reconhecemos nos impedem de obtermos o sucesso que deveríamos alcançar. E claro, isso é válido também para nossa carreira. Assim, tenha sempre dois hábitos: O de ser humilde em saber que você é falho. E o de saber que diariamente voocê precisa ter aprendido algo novo. Não durma sem antes sentir que você melhorou em algo. Isso vale para suas habilidades como músico(a) também.

A primeira coisa para rastrear pontos falhos. Deixe o orgulho de lado e peça opinião. Peça opinião de pessoas experientes, mas também de pessoas não experientes em música. Fazer isso vai lhe dar uma visão do que tecnicamente esta errado, mas também emocionalmente esta errado. Ou seja, o que você esta fazendo que não esta tocando nas pessoas. Procure analisar tudo, repertório, harmonia, vestuário, afinação, sincronia, arranjo de pauco, o máximo de coisas possíveis.

Além disso sempre discuta tais pontos com integrantes de sua banda se for o caso e demais membros de sua equipe para encontrar falhas. E claro, erro visto, não vá dormir antes de definir como resolvê-lo, se não for possível resolver no mesmo dia.

3- Divulgue o seu trabalho

Você sendo um artista conhecido, ou não, lembre-se daquele ditado antigo – “A propaganda é a alma do negócio”. Sim isso é verdade. Não adianta um trabalho excelente se ninguém vai saber que ele existe. Idéias no papel são apenas um monte de letras. O valor acontece quando chega às pessoas. E você vai se surpreender quando isso acontecer.

Hoje temos nossa abençoada internet para nos ajudar a fazer isso. Hoje, não se fala mais : “No futuro todos estarão na Internet “, hoje já é o futuro. Praticamente todas as pessoas têm contato com a internet, então, estar presente na rede é importantíssimo. Use tudo que você pode para explorar bem os conceitos e as práticas do Marketing Digital.

Redes sociais, blog, e-mail marketing, marketing via what´s app, e tantos outros recursos, devem ser usados. E invista em conhecimento nesta área. Não pense que isso é uma outra profissão. Poderia até ser, mas a sua é de músico(a) e o marketing digital a sua ferramenta. Então invista em conhecimento na área para saber usar esta ferramenta.

Apesar de ser voltado para quem quer montar um negócio na internet sendo afiliado (vendendo produtos digitais dos outros, ou os próprios), na nossa opinião o melhor curso de marketing digital disparado é o Formula de Negócios Online do Alex Vargas. Isso por que une um enorme volume de conteúdo, de forma organizada e prática e sem custar muito. Pode ser parcelado e se dividirmos o valor ao longo do parcelamento máximo, não vai custar nem R$2,00 por dia, valor que todos nós conseguimos até economizando. Deixei um anúncio promocional abaixo caso queira conhecer mais de perto.

Lembre-se o curso citado se aplica não só para nósso meio, mas para outros casos também. É fantástico na nossa opinião. Claro que também já fizemos este curso.

Além disso seja acessível a seu público, faça promoções, faça enquetes, faça lives, procure se possível distribuir brindes personalizados. Melhor ainda se os brindes forem seus prórpios CDs. Mantenha-se sempre em contato com seu público.

4- Agarre as oportunidades

Lembre-se que você deve agarar todas as oportunidades que lhe aparcem, quando você é iniciante. A medida que for crescendo jamais “se desfaça” de ninguém, mas adeque estrategicamente sua agenda. Aquele barzinho que paga pouco não pode ser desprezado. Apenas se lembre que cada oportunidade deve ser aproveitada como se você estivesse tocando em um palco no Maracanã. Toda oportunidade é uma chance de crescimento.

Fazer o que queremos sempre é uma utopia. As vezes precisamos estar em locais onde não queremos, mas se surgiu a oportunidade, que estejamos lá e entreguemos nosso trabalho de forma ótima, pois sempre haverá alguém que irá gostar e ajudar a elavar sua imagem como artista.

Lembre-se também que interação com outros artistas e parcerias também são oportunidades de crescimento. Não somos ilhas. Nós precisamos sim de estarmos compartilhando sempre com as outras pessoas.

5- Saiba sempre o que você quer

Muitos músicos(as) famosos que alcançaram o sucesso, ao dar entrevistas acabam falando que não esperavam tamanho sucesso. Que são agradecidos por terem chegado onde chegaram. E realmente, quando trabalhamos com fé e foco, o crescimento é inevitável e na maioria dos casos lá na frente vamos nos surpreender com nosso resultado. Não vamos entender realmente como tudo aconteceu.

No entanto isso não quer dizer que vamos conseguir isso apenas “deixando a vida nos levar”. Definição de metas e planejamento são primordiais. Metas são estipuladas de acordo com seus obejtivos desejados. E as estratégias para atingir são traçadas tendo estas metas como foco.

Você deverá para fazer isso conhecer seu público, saber quais são suas dores e satisfações, sua cultura, etc. Novamente cito o curso que mencionamos acima, ele também nos ajuda nesta tarefa de pesquisa. Todas as suas estratégias devem ser pensadas para seu público.

Saber o que queremos também exige potualidade. Não desmarque compromisso. Cumpra tudo que prometer aos clientes e ao público, que em última instância também são seus clientes, aliás, os mais importantes.

Mais uma vez falamos, seja acessível, tenha empatia e seja simpático com todos. Esteja sempre em eventos para se apresentar, prestigiar ou aprender, ou ainda as três coisas junto.

Trabalhe focado.

Nos conte como são suas estratégias para desenvolver sua carreira. Esperamos que o artigo contribua com sua carreira também.

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *