Publicado em Deixe um comentário

Quer ganhar dinheiro com música ? Então faça isso !

Hoje, os artistas têm muito mais opções para trabalhar com seu dom. Sim, eu disse dom, pois música é um dom que todos nós que trabalhamos com ela, mesmo que achemos não ter, sim nós temos. Música é uma linguagem e é universal.

Hoje as formas que temos para lucrar com música são muito variadas e isto faz com que mesmo que você considere que sua atividade como um músico seja um hobbie, percevere, pois a muito que pode ser feito hoje para profissionalizar e trazer ótimos lucros para você e sua família.

Por falar em hobbie, eu sinceramente acredito que um dos segredos do sucesso em qualquer profissão, é literalmente considerar a profissão um hobbie, pois o hobbie é algo que nos relaxa, que nos traz prazer, que nos tira das pressões do dia a dia, e quando montamos uma estrutura profissional em torno do nosso hobbie, conseguimos torná-lo nosso meio de “ganhar a vida”. A nossa produtividade é muito maior, porque os desafios deixam de ser um estresse e passa a ser um estímulo de vida.

Um gerente de banco que não gosta do mercado financeiro profundamente, não conseguirá ver seu trabalho como hobbie, mas apenas uma forma de ganhar dinheiro. Desta maneira irá todos os dias trabalhar com este único objetivo. Os desafios então se tornam como ameaças, que ao invés de ativar a produção de hormônios que geram prazer, vão ativar a produção de hormônios que produzem apenas adrenalina. Isso vai gerar o mesmo resultado de desempenho, porém quando se faz algo que se ama, as vitórias nos faz mais plenos, e quando fazemos algo que não é parte de nosso propósito, as vitórias nos trazem primeiro alívio, como um gnu na savana africana que conseguiu fugir do ataque de um grupo de leoas.

Lucrar então com nosso “hobbie”, se me permitirem falar assim é algo que vai exigir muita dedicação e conhecimentos de coisas muitas vezes fora do meio musical. Teremos sim que aprender coisas novas e “fora da caixa”.

Por isso trouxemos hoje este artigo que trata exatamente disso. Trata do que podemos fazer para ganhar mais dinheiro com música. Vão ter coisas que realmente vão parecer não ter muito haver, mas serão essenciais. E sim, é necessário investimentos. Quando trabalhamos com música, não somos funcionários, somos empreendedores e empreendedores investem para ganhar.

Bom, vamos lá !

Invista no YouTube

Videos, videos e mais videos. As pessoas amam videos daquilo que lhes interessam e daquilo que não interessa tanto assim, ou serve apenas como diversão. Você esta lendo um texto, porque estamos falando de algo que você gosta. Mas se fosse algo que você visse apenas como uma diversão, eu tenho certeza que sua preferência seria ou por video, ou em alguns casos por audio, mas nunca por texto. Não querendo dizer que não apredemos através de videos. Sim aprendemos e por isso também a crescente importância dos videos, pois a variação do formato das fontes de conhecimento estimulam nossos cérebros a absorver mais conhecimento.

Por ser amplo desta forma a abrnagência dos videos, devemos investir em plataformas de distribuição de videos. Hoje no caso é o Youtube, que praticamente monopoliza este mercado.

Casal Over Drive Duo com forte presença no Youtube

Como o Youtube tem uso gratuito, é acessado democraticamente. O youtube também promove um engajamento muito grande entre o “espectador” e o artista, pois aproxima e muito seu publico de você. Lhe permitindo tanto o desenvolvimento de sua imagem, divulgação de seus trabalhos, como também a possibilidade de algumas formas de monetização extras.

As formas extras que mencionei para usar no Youtube pode ser utilizar anúncios de empresas em seus vídeos ou ingressar no Programa de Parceria do YouTube.

Faça um DVD com suas performances

Uma boa alternativa é a produção de DVDs. Tudo bem você esta colocando seus videos no Youtube, inclusive filmagens de seus shows e demais apresentações. Mas elaborar um DVD, bem produzido e esteticamente atraente, gera um efeito positivo na mente dos seus seguidores. É mais ou menos o efeito de um livro físico. Por mais que entremos neste mundo, onde tudo é eletrônico, virtual, poder manusear algo gera outro tipo percepção do trabalho de alguém.

Isso vai gerar mais engajamento por sua música. Se você investir em shows, a medida que for se tornando possível, crie um DVD e distribua gratuitamente no início.

Isso ajuda seu publico crescer, trazendo mais oportunidades inclusive de novas parcerias.

Crowdfunding

Se tentarmos traduzir este termos, crowdfunding, chegamos a algo semelhante a “fundos da multidão”. Tradução meio estranha para o português, provavelmente por causa da dificuldade de tradução usamos o termo em inglês mesmo. Mas é mais ou menos o que a tradução nos indica. São valores (fundos) oferecidos por muitas pessoas (multidão), que se interessaram pelo seu projeto e desejam ter um rendimento com isso.

Isto se tornou muito comum, exatamente por causa da internet, pois antes não havia como de forma prática organizar tantas pessoas (micro-investidores), investindo em “pequenos” projetos, e conseguindo de forma viável, reter os retornos para depois a distribuição aos investidores.

Existem vários sites hoje que trabalham com esta modalidade de investimento/financiamento, iremos em breve tratar especificamente deste assunto aqui no site. Não deixe de se inscrever para receber novidades, permitindo as nossas notificações em seu navegador de internet preferido, seja no tablet, smartphone ou computador.

Faça shows em bares e restaurantes

Cada um tem uma estrutura diferente, a forma de gerar renda com a música pode acontecer de várias formas. Aniversários, festas de empresas ou outras organizaçãoes, complementos de eventos corporativos, etc. Além disso e muitas outras possibilidades, temos os bares e restaurantes.

Sim, você vai dizer que se trata de um mercado não só concorrido, mas desculpe-nos a expressão pesada, podemos em alguns lugares chamar de prostituido, mas mesmo assim vale a pena estar presente nestes lugares, principalmente se você é um iniciante. O mais legal disso é que se formos conferir quem toca em bares e restaurantes, iremos encontrar não apenas iniciantes, mas também músicos já com uma boa experiência.

Bares e restaurantes não são lugares somente para aqueles que estão iniciando, apesar de ser um ótimo lugar para os iniciantes começarem a mostrar seus trabalhos.

Vou inclusive contar uma história que a princípio pode não parecer ter haver com o que estamos discutindo, mas você vai ver que é bem interessante.

A alguns dias atrás um amigo nosso falou que estava tendo dificuldades de cobrar por seus trabalhos e restaurantes em sua região. A reclamação era exatamente sobre os valores que estava, sendo praticados no mercado, foi quando ele chegou a me dizer que em um determinado local ele simplesmente não cobrou do estabelecimento, mas apenas combinou que ele poderia receber gorgetas dos frequentadores. Tais gorgetas se transformam e covert artístico, quando o estabelecimento faz a cobrança compulsória dos clientes. Porém não foi isso, ele pediu o espaço para tocar apenas pelas possíveis gorgetas. E o resultado foi maior do que o ganho da maneira tradicional de se trabalhar.

Foi então que me vieram duas coisas na cabeça, a primeira foi lembrar de um músico brasileiro, que tem altorização da cidade de Nova York, USA, para tocar em determinado ponto do metrô da cidade. Este músico se chama Felipe Pavani, mora na cidade, faz diversos trabalhos diferentes, mas sua cereja do bolo é tocar no metrô. Seu ponto é a estação da Rua 42, a famosa Grand Central no centro de Manhattan. Lá ele não cobra ingressos, não cobra covert, não tem como base patrocínios de ninguém. Seus ganhos vêm literalmente de gorgetas dos usuários do metrô, que no caso de Nova York é praticamente todo mundo que mora lá ou visita a cidade.

Ele usa ali uma técnica de gatilho mental chamada reciprocidade, onde o case de seu violão fica aberto a frente de sua estrutura enquanto ele executa trabalhos musicais de ótimo gosto. Isso faz com que as pessoas parem com intuito de se desligarem do corre corre do dia de trabalho e por conta disso, se sentem no dever de contribuir com o músico. Geralmente o case fica bem cheio de verdinhas no final do trabalho dele.

Vamos deixar a baixo um video do próprio Felipe Pavani para que vocês o conheçam, este video em especial, ele esta tocando com seu pai, irmão e um amigo, dentro do metrô:

Bom no Brasil não temos lugares para realmente desenvolver um trabalho como o dele ainda, porém a mesma técnica pode ser usada em bares e restaurantes, com ajustes é claro. Vamos voltar então a nosso amigo.

Ele relatou que em um momento de pura falta de noção do que poder fazer para cobrar por seus serviços, simplesmente se ofereceu para tocar na esperança de receber as gorgetas. E deu certo.

Porém temos que entender que para fazer isso é necessário que haja algumas condições, pois do contrário, você simplesmente não conseguirá ter um bom rendimento. As condições para que haja exito são basicamente a escolha de um lugar que frequentemente esteja cheio e bem frequentado, que o dono ou dirigente do estabelecimento lhe dê condições de interagir mais com os clientes, permitindo que você distribua material impresso e até obtenha permissão para mandar e-mails ou mensagens, neste caso via what´s app e/ ou telegram, além de você poder divulgar suas contas em midias sociais. Ao permitir isto, você terá uma proximidade maior com os clientes do estabelecimento e com isso cria o gatilho da reciprocidade, ao se apresentar e até dizer que recebe através de valores dados expontaneamente pela plateia sem um valor sugerido.

Nem todas a regiões favorecem para se trabalhar desta forma, mas nas que favorecem, é uma maneira rica de gerar rendimentos, mas principalmente criar engajamento com o público, pois quem lhe deu “gorgeta”, com certeza gostou de seu trabalho e ficará feliz de saber por onde você anda para te ouvir mais e inclusive te recomendar, podendo inclusive abrir espaço para ser “descoberto” por outras pessoas que podem te contratar e você ir crescendo cada vez mais.

Seja qual for sua estratégia, a bse dele precisa ser sempre a sua música. Precisa ser sempre de ótima qualidade e com equipamentos adequados.

Parcerias com empresas do ramo musical.

Há diversas vantagens em se fazer parcerias com empresas inseridas no ramo musical. Antes de tudo, é uma forma de diversificar a forma como você enxerga sua própria música. Além disso, é uma maneira de adquirir aprendizado e crescer profissionalmente.

Estabelecer acordos com empresas é uma grande oportunidade de realizar projetos e, assim, alcançar objetivos comuns. Isso inclui ganhar dinheiro com a sua música, shows e também publicidade para a sua carreira.

Crie um blog

A manutenção de um blog é importantíssima, pois é através dele que você vai interagir da forma que você quizer com seu público. No blog você mostra quem é você, ou quem é sua banda. É como se o blog fosse um quartel general, onde dali você desenvolve todas as demais formas de comunicação virtual. O importante é nunca deixar o blog desatualizado, sempre alimentando eles com agenda, fotos e videos de bastidores, informações sobre eventos, informações interessantes para seu público, etc.

Com o blog você também pode gerar renda através de links patrocinados, venda de produtos e serviços complementares ao seu trabalho, produtos digitais relacionados etc.

Entender de Marketing Digital

Mas como assim ? Isso mesmo, você precisa entender de marketing digital, entender como funciona todo o processo de crianção de uma imagem e uma marca que te represente ou represente sua banda e com isso consiga divulgar efetivamente seus trabalhos, nas diversas formas que existem hoje em dia, não que você tenha que usar todas as formas, mas principalmente saber quais formas usar.

Por isso é muito importante adquirir conhecimento nesta área. Hoje o que não falta é informação na internet sobre isto. Porém as informações são totalmente fragmentadas e exige que nós tenhamos que investir tempo para organizar tudo isso e possamos realmente tirar proveito deste conhecimento. O ideal é escolher uma empresa que forneça este conhecimento de forma organizada, prática, mas profunda. Existem muitas oções no mercado. Nós fizemos uso de uma dessas opções e acreditamos que foi a mais acertada e claro que vamos sugerir ela para você. Apesar de o objetivo central deste curso ser criar bons produtores e vendedores por afiliação, todo o conteúdo do curso te leva a se tornar excelente em marketing digital e com isso levar a sua comunicação com seu cliente a outro nível.

São centenas de aulas práticas abordando praticamente tudo que existe hoje em termos de ferramentas para desenvolver sua marca, seu produto, sua divulgação e inclusive os produtos de terceiros que você pode estar também trabalhando em conjunto com sua estratégia.

É uma forma muito legal de aprender como levar o que você ama (sua música), até quem ama o que você faz.

Para conhecer melhor basta clicar na imagem abaixo:

Link para o curso Fórmula Negócios Online que sugerimos acima.

Produtos personalizados com sua marca.

Elaborar produtos com a sua marca também é uma excelente jogada de marketing, que pode trazer muitos lucros a longo prazo. Você pode, por exemplo, investir na criação de camisetas, bonés ou até mesmo bandanas com o seu nome de artista.

Assim, sempre que houver um show, você poderá proporcionar a venda de seus produtos, lucrando com essa estratégia. Ademais, esse tipo de envolvimento é muito valorizado pelo público, pois faz com que ele se sinta valorizado.

Distribuição Digital nas plataformas de streaming

Plataformas de streamings como spotify, são uma tendência muito forte. São como redes sociais de distribuição de músicas. Suas músicas precisam estar lá. Há várias estratégias para fazer com que suas músicas sejam ouvidas e distribuidas nestas plataformas e vamos detalhar isto em breve no nosso portal.

Estas plataformas além de terem um forte peso na divulgação ainda podem representar uma fonte de renda diferente para seu trabalho.

Continue investindo em sua carreira, é a perseverança, a fé e a consistência que te levarão aos resultados que você deseja.

Esperamos que este artigo possa representar uma contribuição para você alavancar seu sucesso.

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *