Publicado em Deixe um comentário

Alguns mitos e verdades no mundo musical

O mundo musical é muito abrangente, aliás tudo que é ligado às artes é muito abrangente. E por ser abrangente, vemos e ouvimos de tudo, sejam coisas boas ou não. Felizmente este mundo é em sua maioria um ótimo lugar e quem se envolve com ele sempre será uma pessoa melhor a cada dia. Vencer neste mundo também é um desafio diário, pois ele é mutável. E isso acontece porque o mundo da música é ditado pela sociedade. A sociedade influencia a arte e a arte devolve influenciando esta sociedade. A cultura é antes de tudo a mola propulsora do crescimento humano. Sem ela não há o desenvolvimento da emoção e com isso não há o desenvolvimento do intelecto humano. A música faz parte deste conjunto de molas propulsoras.

O sucesso não é então um alvo inatingível para a maioria das pessoas, mas sim uma questão de se saber quem queremos atingir.

Neste artigo vamos falar de alguns mitos e verdades a cerca da carreira musical, para ajudar a você reforçar suas características como músico(a) e deixar de lado certas idéias que não passam de mito.

1- Você tem que ter dinheiro para gravar as próprias músicas?

Definitivamente um mito. Não há mais desculpas para não gravar. No mercado encontramos equipamentos que entregam alta qualidade de resultado, por um custo relativamente baixo. Você não tem que comprar caríssimos equipamentos de estúdio para fazer suas gravações. Leia o artigo primeiro é claro, mas depois volte e clique aqui, para ser levado a um outro artigo nosso que fala inclusive sobre a montagem de um estúdio em casa.

2. Distribuição é muito importante

Pura Verdade! Se você não distribuir seus trabalhos não adianta nada a alta qualidade. Asim invista em produção de mídias como CDs e DVDs, pode parecer estranho falar nisso hoje, mas sim, ainda é necessário, pois CDs e DVD são como artões de visita para os músicos. Invista também na distribuição digital nas plataformas de streaming.

3. Mídias sociais são o principal instrumento de divulgação

Também verdade. Mídias socias são a alma da internet, as pessoas estão todas lá. As pessoas se interagem lá. As pessoas compartilham experiências lá. E por isso é importantíssimo estar presente lá, para divulgar seus projetos, shows, eventos, suas experiências e inclusive seu cotindiano.

Se você ainda não utiliza facebook, instagram e cia, pare o que esta fazendo e já abra contas nestas redes.

4. Produzir CDs é bobagem e desperdício.

Mito! Hoje como antes o CD é um cartão de visita. As pessoas gostam de manusear coisas. Mesmo que seus trabalhos podem ser distribuidos eletrônicamente, ter suas mídias físicas circulando é fundamental para as pessoas terem noção da existência física de seus trabalhos.

Através do CD as pessoas conhecem sua identidade visual, alem do que permite que as pessoas guardem por mais tempo seus trabalhos, pois elas estão vendo algo físico na frente delas.

5. Contatos são importantes, mas não essenciais.

Realmente é verdade. Não estamos falando de nada incorreto, estamos falando que contatos no meio músical com produtoras, rádios, emissoras de TV, donos e gerentes de casas de shows, etc, ajuda muito na hora de divulgar os trabalhos. Busque o máximo de contatos possíveis para que nas horas certas você possa usar.

Nós por exemplo, somos sempre abertos a divulgar artigos de nossos leitores. Se você deseja que façamos isso, basta nos enviar através do e-mail contato@papodemusica.com.br , que também publicaremos seu artigo e inclusive seus links de contato para seu site e perfis de redes sociais. Naturalmente precisaremos realizar uma revisão antes da publicação. Apenas precisamos que sejam artigos relevantes e que sigam as boas práticas de bons costumes universais.

Entretanto, não se desespere se você não conhece alguém do mesmo ramo por ora; é apenas uma questão de tempo.

6. Você precisa de uma ótima estratégia de marketing.

Verdade. Novamente neste artigo, batemos na tecla das boas práticas de marketing. Divulgação é essencial, criação de uma boa imagem é essencial e o desenvolvimento de um bom produto nem se fale, no tanto que é essencial. Você precisa adotar estratégias que tragam valor e mostrem ao público as suas intenções enquanto artista. Além de, é claro, promover sua marca e seu serviço.

Novamente neste artigo, caso já tenha lido outros nossos, recomendamos o curso Fórmula de Negócios Online do Alex Vargas. O curso é voltado para quem deseja trabalhar vendendo produtos principalmente digitais como afiliado, porém o que é ensinado, vai muito mais além disso, permitindo ser ótimo para todos poderem desnvolver uma sólida estratégia de marketing, principalmente na internet, para divulgar seus trabalhos. Nós fizemos este curso e sabemos o quanto é ótimo.

Curso que também fizemos e super recomendamos !

O investimento em marketing é a base para levar você a ser uma estrela para seu público.

7. Somente alguns gêneros “dão dinheiro”.

Mito absurdo. Poderíamos escrever centenas de linhas para derrubar este mito, mas só vamos dizer uma coisa para fechar este artigo: As pessoas são diferentes e com gosto diferente. O seu gênero musical é perfeito para um tipo de público, o seu trabalho é pesquisar este público e desenvolver a sua forma de chegar até ele. Vencido isso, não tem jeito, você vai fazer sucesso.

E você tem mais coisas a acrescentar, comente. Conhece outros mitos que espalham por ai no mercado. Compartilhe com todos. Comente.

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *