Publicado em 2 comentários

Montando um estúdio em casa.

Com a tecnologia melhorando, gravar e publicar suas próprias músicas agora é mais fácil do que nunca.
 
A primeira coisa necessária é um computador de bom nível para poder ser usado como gravador multipista. Hoje gravadores multipista já não são mais tão populares exatamente porque esta função esta sendo substituida pelos computadores, sejam eles portateis, sejam eles do tipo desktop ou gabinete. A sugestão para um bom computador para gravação é que ele tenha um mínimo de 1TB de espaço para armazenamento de dados, 8 GB de memória RAM e um processador adequado, sugerimos no mínimo um i3 Intel, apesar de acharmos ser prudente ter alguma folga investindo em um i5 no mínimo.

Além de um computador, os requisitos básicos de um estúdio de gravação em casa são os seguintes:

• uma interface de áudio
• Software DAW (Estação de trabalho de áudio digital)
• Monitor de estúdio
• Um controlador de teclado ou teclado (naturalmente com conexão USB pelo menos
• um ou mais microfone de gravação
• um ou mais fones de ouvido

Manteremos as coisas simples e faremos uma recomendação para o produto que consideramos melhor na relação custo benefício em cada uma dessas categorias (lembrando que não vamos sugerir o mais barato).

A melhor interface de áudio para um estúdio em casa

Interfaces de áudio são componentes do computador para permitir a entrada e saída de som do seu computador. A maioria dos computadores possui algum tipo de interface de áudio embutida (por exemplo, a saída de fone de ouvido), mas geralmente eles não oferecem qualidade de som suficiente ou apresentam o tipo certo de conectores para fazer a gravação adequada, por isso é aconselhável comprar uma interface externa.

A interface de áudio mais popular do mundo é a Focusrite Scarlett 2i2. Ela se conecta ao seu computador através da conexão USB e possui uma útil ferramenta “Easy Start” para configurar tudo sem problemas. Possui dois pré-amplificadores de microfone para conectar microfones e duas entradas de instrumento para conectar, por exemplo, violão e guitarras. Funcionará com todos os softwares DAW populares.

Software DAW para um estúdio em casa

O software DAW permite gravar várias faixas de áudio umas sobre as outras e misturá-las com efeitos e EQ. A maioria das DAWs também oferece gravação MIDI, que difere da gravação de áudio, pois você está gravando informações sobre quais notas são tocadas, em vez do som real. Isso facilita muito a edição (e a correção de erros!) mais tarde. Nos temos um artigo explicando melhor a respeito dos softwares tipo DAW – segue link:

O Focusrite Scarlett 2i2 com duas DAWs incluídas: Pro Tools First e Ableton Live Lite. O Pro Tools First é uma versão reduzida do software usado na maioria dos estúdios de gravação profissionais, e o Ableton Live Lite é uma versão reduzida do software usado por muitos produtores de EDM. Fundamentalmente, ambos oferecem funcionalidade com bastante facilidade para gravar um álbum com som profissional.

Monitores de estúdio

Os monitores de estúdio são caixas projetadas especificamente para oferecer uma representação clara do som que os atravessa (ao contrário das caixas hi-fi, que visam tornar o som melhor do que é), assim monitores de estúdio visam a fidelidade e não a melhoria. A saida de sinal de sua interface será conectada ao monitor.

Não estamos sendo remunerados para fazer propaganda para ninguém neste artigo, por isso nossas sugestões são de acordo com nossa visão.Acreditamos que os monitores Yamaha HS5 (ativos) são a opção de melhor custo benefício. Eles são construídos acompanhando o padrão dos lendários monitores NS10M da Yamaha, vistos em estúdios profissionais em todo o mundo, e oferecem toda a clareza e precisão de que você precisa.

Teclado controlador básico.

A maioria dos softwares DAW vem com alguns instrumentos com sons graves, sons de bateria e muito mais, e se você quiser tocá-los, precisará de um teclado controlador. Geralmente vem incluso botões e / ou slides para controlar itens como os níveis de volume de suas diferentes faixas.

Uma ótima opção inicial é o Novation Launchkey 25, que possui duas oitavas de teclado (o suficiente para a maioria das linhas de baixo), além de 16 pads para tocar sons de bateria e 8 botões para ajustar os parâmetros em seu software.

Microfone condensador para estúdio

Microfone Yoga YGM 400 é a nossa susgestão, apesar de pouco conhecidos estes microfones possuem um nível muito bom comparável com modelos bem mais caros de outras marcas. É uma boa opção para começar mas sem economizar em qualidade. Já que modelos mais baratos geralmente não estarão em um nível tão adequado.

Fones de ouvido para Home Studios

Bons fones de ouvido são como microscópios para o biologo, ou lupas para o relojoeiro. Com eles você consegue ouvir detalhes que podem não ser percebidos e fazer os ajustes, acréscimos e correções.

Nossa sugestão de fone de ouvido é o CD340 da Yoga. Também fugindo das marcas famosas neste caso, pois acreditamos que o resultado com este fone é compatível com o resultado obtido com os modelos mais sofisticados das marcas tidas como mais famosas no Brasil, sem o problema do alto custo. Como falamos. Não é uma opção barata, mas sim com ótimo custo benefício.

Acreditamos que com este artigo, você já tenha em mãos um bom guia para iniciar a construção de um ótimo home studio.

Por Robson Oliveira.

Equipe Sônica.

2 comentários sobre “Montando um estúdio em casa.

  1. […] de estúdio para fazer suas gravações. Leia o artigo primeiro é claro, mas depois volte e clique aqui, para ser levado a um outro artigo nosso que fala inclusive sobre a montagem de um estúdio em […]

    1. Olá, sua identificação não apareceu, portanto não repare por não te chamar pelo seu nome. Vimos seu comentário, mas nele só lemos a citação. Conferimos o link que leva ao outro artigo e o link esta funcionando. Por isso não compreendemos sua mensagem. De qualquer forma agradecemos seu contato e esperamos sempre servir com bom conteúdo. Obrigado. Robson – Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *