Publicado em Deixe um comentário

Os documentários Top 10 sobre Rock dos últimos 10 anos.

Um é um filme, de qualquer forma poderíamos falar dos dez melhores documentários sobre rock dos últimos tempos, mas acredito que estaríamos falando de documentários que muitos já assistiram, como por exemplo Woodstock.

Rush: Beyond the Lighted Stage (2010)

Apresentando uma quantidade impressionante de imagens de arquivo da banda, Beyond the Lighted Stage narra a progressão dos roqueiros canadenses Rush de progressivos para rock pesado e tudo mais. Se você é fã de rock e deseja ver algumas performances impressionantes de alguns dos melhores do mercado, você vai gostar deste documentário.

Lawrence of Belgravia (2011)

Você pode nunca ter ouvido falar das bandas Felt, Denim ou Go Kart Mozart (você provavelmente se lembraria destes nomes se tivesse visto), mas elas eram todas as ideias de um homem misteriosamente conhecido apenas como Lawrence. Esteja você familiarizado ou não com o trabalho dele, este é um estudo interessante sobre alguém que se recusa a desistir de seus sonhos pelo estrelato no rock ´n´ roll.

George Harrison: Living in the Material World (2011)

Um pouco mais conhecido é um cavalheiro chamado George Harrison, que tocou guitarra em um popular combo de batidas da década de 1960 chamado The Beatles. E “cavalheiro” é definitivamente a palavra: George aparece como um sujeito genuinamente adorável neste épico exame de Martin Scorsese de sua vida. Quem assiste este documentário começa a apreciar Harrison como muito mais do que o terceiro Beatle; ele era uma alma profundamente dotada, espiritual e criativa. Há claro o termo “um pouco mais conhecido” é apenas uma brincadeira.

Shut Up and Play the Hits (2012)

Filmado em um período de 48 horas durante o show do LCD Soundsystem em 2011, este filme oferece um retrato íntimo do vocalista James Murphy, enquanto ele lida com a decisão de terminar a banda no auge de sua popularidade.

Searching for Sugar Man (2012)

É difícil explicar este documentário sem introduzir spoilers. Basta dizer: se você nunca ouviu falar de Sixto Rodriguez, este filme é para você. Essa última frase só fará sentido depois de assistir ao filme, que descreve a busca pelo homônimo “Sugar Man”, um personagem dylanesco dos anos 1960 que desapareceu misteriosamente dos olhos do público. O filme é impressionante e emocionante, com o tipo de final que você sempre espera.

20 Feet from Stardom (2013)

Este filme não é sobre as superestrelas, é sobre as pessoas em segundo plano. Focalizando alguns vocalistas importantes que tocaram em faixas como Rolling Stones, Stevie Wonder, Bruce Springsteen e muitos outros, o filme atua como uma homenagem a eles e seus talentos consideráveis, sem os quais a música pop moderna não seriao que é hoje.

Amy (2015)

Este filme é sobre uma estrela, e essa estrela é, obviamente, Amy Winehouse. Documentando sua ascensão à fama, lutas contra o abuso de drogas e morte trágica aos 27 anos, o documentário Amy não examina apenas sua carreira, mas de maneira mais geral as pressões de ser um talento musical de destaque no século XXI.

Kurt Cobain: Montage of Heck (2015)

Outra estrela que morreu tragicamente aos 27 anos (o que significa ter 27 anos e uma estrela do rock?), Kurt Cobain foi quase o epítome do gênio problemático. Este filme com o nome apropriado leva gravações caseiras de arquivo e obras de arte e as une com animações e sequências de sonhos em uma montagem estranha e perturbadora.

Long Strange Trip (2017)

Outro documentário produzido por Scorsese, Long Strange Trip conta a história da Grateful Dead, uma banda que inspirou uma devoção quase religiosa por seus seguidores. É uma dissecação fascinante do movimento hippie, seja você um Deadhead ou não, e, como muitos dos outros documentários listados aqui, lança uma luz sobre as pessoas quase normais por trás da produção musical.

Bohemian Rhapsody (2018)

Este é na verdade um filme sobre a Banda Queen, em especial seu vocalista Freddie Mercury, que para muitos que não sabem seu nome de nascimento é Farrokh Bulsara. O filme mostra os caminhos que a banda passou para chegar ao seu máximo e a história de seu vocalista. Esse precisa ser assistido e não comentado.

Artigo baseado em publicação de Kenny´s Music – https://www.kennysmusic.co.uk/news/top-10-rock-documentaries-last-10-years/

Equipe Sônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *