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Porque ensinar música desde cedo para crianças ?

Existe um ditado muito conhecido que diz: “Quem canta seu males espanta.” . Realmente a música é como um ar condicionado ou uma brisa fresca em um dia quente para a alma. Mas podemos dizer que é muito mais que isso.

Podemos dizer que “quem canta” ( estuda música) realmente espanta seus males, mas não só seu males emocionais, suas preocupações, mas também as dificuldades em aprender, as dificuldades em se socializar, as dificuldades em analisar o mundo de forma crítica e saudável e até as habilidades de liderança.

Sendo assim, a música é algo que deve ser desenvolvido bem cedo. Inclusive já na primeira infância. E esta é uma informação que deve chegar a todos os pais.

Em um artigo na revista “Time”, a educação musical é citada como umas das dez formas para tornar uma criança mais esperta e inteligente. Detalhe: a música é a primeira da lista.

O aprendizado musical é um instrumento poderoso para desenvolver a capacidade de apredizado geral (não só de música) já na infância.

Creio que você já deva ter ouvido dizer que natação para criança é muito bom, pois é um exercício físico completo, já que desenvolve força, habilidade motoras, resistência física e respiratoria e até combate problemas respiratórios. Pois é, a música é como a natação, porém no plano intelectual.

A música estimula os dois lados do cérebro, já que trabalha a linguagem e o raciocínio matémático, estimula a emoção e a razão. A música também pode ser encarada como uma liguagem, e por isso, quanto mais cedo aprender, melhor será.

A alfabetização musical é como um idioma. O ideal é que se comece bem cedo, para que se torne algo natural.

Usamos o termo, musicalização precoce, mas podemos dizer que o correto é dizer: O ínicio da musicalização no tempo certo, que é a partir dos seis meses de idade, vai gerar muitos benefícios para a criança. Mas os principais nesta fase são os motores e de percepção corporal.

Quando uma criança manipula um instrumento musical (adequado para a idade), com o objetivo de produzir sons, os estímulos vão desenvolver a cordenação motora, sincronia de movimento com a voz ou outros sons e inclusive a forma que a criança usa seu corpo para manipular o instrumento.

Na primeira infância a música vai ensinar a criança estrutura, organização, relação entre causa e efeito, lógica e habilidade de solução de problemas.

ENSINAR MÚSICA AJUDA NA SOCIALIZAÇÃO INFANTIL

No currículo escolar a música para as crianças vai também ajudar na socialização e no aprendizado para uma vida em comunidade. Os exercícios de criação e produção musical em equipe, ajuda a criança a aprender a trabalhar com colaboração de outros colegas e também a fazer sua parte no seu grupo.

A criança aprende que seus atos beneficiam a sim mesma e aos seus colegas, como também os atos deles representam benefícios para si.

A música também produz experimentação e a expressão de sentimentos, o que leva a gerar mais segurança para a criança.

O aprendizado musical desde bem cedo para crianças faz com que elas tenham um senso melhor de identidade tanto fisica quanto emocionalmente, além de gerar bem estar. Naturalmente estes benefícios serão conseguidos inicialmente através dos corretos estimulos por parte dos pais, para que a criança escolha sempre participar de atividades musicais, como aulas.

Um outro estudo feito na Universidade Northwestern, mostra como a música pode “mudar” o cérebro de uma pessoa. A reportagem da revista Time (em inglês) relata isso.

No estudo apresentado na Time, os pesquisadores descobriram, que desde que haja atenção, vontade e comprometimento da criança, ou dos pais, quando a criança é muito pequena, após dois anos de estudo assiduos, a criança tem melhora significativa no processo de fala e da leitura em comparação com crianças que tem menos envolvimento com música.

Somente a audição de músicas não produziu mudanças biológicas nas crianças. Isso significa que a exposição musical deve ser ativa (tocar um instrumento, produzir música, etc) e não passiva, ou seja, apenas ouvir.

Mas por onde começar ? Se pesquisarmos, vamos encontrar uma ampla oferta de livros, aplicativos, aulas presenciais e on-line de musicalização infantil. O ideal é que os pais oferençam um conjunto de opções para as crianças, pois assim, gera mais dinamismo no aprendizado.

Neste artigo apresentamos duas opções muito interessantes de ótimo resultado e custo adequado.

O primeiro é o e-book, “Vem brincar” que consiste em vinte atividades de musicalização ativa, preparado para crianças a partir de 6 anos que pode ser usado por pais que tocam algum instrumento e claro por professores de música que tem interesse em começar a dar aulas para crianças ou se já trabalha como ensino para crianças, aprimorar ainda mais suas aulas. Clique aqui, ou na imagem abaixo e siga para a página do e-book. O custo benefício é fantástico.

O segundo e-book, “Jogos musicais para professores de música” é um material de apoio para gerar o desenvolvimento musical de crianças a partir de 8 anos de idade. Mais adequado para professorres de música, já que é um material que depende de um grupo de crianças para ser aplicado, porém pais podem utilizar se for para aplicar com pelo menos quatro crianças. O objetivo maior é através de jogos, promover o aumento da percepção musical das crianças, abrindo caminho para um aprendizado musical muito mais fácil ao longo de todo desenvolvimento da criança. Clicando aqui ou na imagem abaixo, você vai para a página de apresentação e venda do e-book .

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Equipe Papo de Música.

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