Publicado em Deixe um comentário

Nome artístico, como escolher .

O Nome artístico de um artista ou banda é a primeira coisa a ser feita, para a construção de uma marca que se destaque.

O seu nome artístico será como o nome de sua empresa. As pessoas reconhecerão você ou sua banda pela sua marca, ou seja seu nome artístico, então vale a pena prestar atenção nisto e claro seguir um processo para conseguir encontrar um ótimo nome.

Como criar um nome artístico perfeito

A verdade é que chegar ao nome ideal não é uma tarefa simples, é relativamente trabalhoso e não é algo rápido, como de um dia para o outro. Os nomes dos artistas mais populares por exemplo, não foram escolhidos aleatoriamente, houve um estudo antes.

Para conseguir iniciar este processo de escolha, deve-se inicialmente já ter em mente quem é seu público alvo, quais suas influências musicais e claro, o seu gênero musical, que acaba sendo adequado também ao seu público alvo é claro.

A escolha do nome artístico é basicamente feita seguindo as mesmas regras para se escolher uma marca para uma empresa. São seis regras básicas:

  • O nome deve ser inédito, não pode estar sendo usado por outros;
  • Deve estar alinhado com sua personalidade;
  • Deve ser fácil de ser ouvido;
  • Deve ser fácil de falar;
  • Deve ser fácil de ser visualizado e
  • Deve ser fácil de ser escrito.

Como criar um nome artístico para cantores

Nossos nomes ao ser pensado por nossos pais, vieram de uma inspiração emocional forte em que eles buscaram algo mais profundo para escrever.

Mas é quase impossível que os pais de alguém tenha pensado em colocar um nome no(a) filho(a), pensando em aceitação comercial. É ai que entra o nome artístico. O nome vem para promover a sua imagem como artista, é sua marca.

Mesmo que você faça parte de uma banda, lembre-se que você também é um artista individual e por isso deve ter condição de se promover também, afim de deixar portas sempre abertas, mas também para ajudar no crescimento de sua banda.

Para começar vamos definir que existem quatro grupos de nomes artísticos. São eles:

  • Nome de batismo;
  • Nome composto;
  • Nome fictício e
  • Apelido

O nome de batismo é obviamente o nome que a pessoa recebeu dos pais. O rei Roberto por exemplo, realmente se chama Roberto. Roberto Carlos Braga.

O nome composto, vai mesclar o nome real com um nome fictício, por exemplo, Tiago do Cavaco.

O nome deve também seguir as outras regras, que é estar alinhado com sua personalida, ser fácil de se falar, de escutar, escrever e visualizar, além é claro de não estar sendo usado por outros.

E se eu não gostar do meu sobrenome ?

Como já explicamos acima, neste caso, que também pode ser o nome e não o sobrenome como não adequado para compor sua marca, pode-se misturar as partes do seu nome completo que servem para este fim e nomes fictícios. O cantor sertanejo Eduardo Costa por exemplo, na verdade se chama Edson Vander da Costa.

Agora se nenhuma parte de seu nome for adequado, ai sim, precisaremos escolher um nome fictício e que siga as seis regras para a escolha de um bom nome ou marca.

Ao decidir por um nome fictício, um mundo de possibilidades se abre, pois é possível ter o nome que quiser.

Resumindo bem as seis regras, lembre-se que a simplicidade é a mãe do sucesso. Tudo que se torna proporcionalmente complexo em relação a algo ou alguém, tenderá a falhar.

Também deve-se lembrar da regra da legibilidade. Cuidado com nomes estrangeiros.

Além disso se não for para colocar um nome, você pode usar apelidos, como Dinho, Pitty, Chorão, dentre outros.

Um nome para uma dupla sertaneja

É fundamental uma boa composição entre os dois nomes, pois é como a esolha de um nome artístico de um único artista, mas neste caso ao invés de ser nome e sobrenome, será um nome para cada artista.

Tenho serteza que por eles terem seguido as regras que citamos acima, estes nomes são bem conhecidos seu: Edson e Hudson, Fernando e Sorocaba, Bruno e Marrone, Chitãozinho e Xororó.

As regras para um bom nome artístico também devem ser aplicadas, só que neste caso, ao invés de apenas um nome, vamos trabalhar com dois, como Victor e Leo,

E para uma banda, como escolher ?

Já no caso de uma banda, as coisas se tornam um pouco mais difíceis, pois é necessário pensar da mesma forma que se pensa ao escolher o nome de uma emprea.

A primeira coisa que se deve fazer é um brainstorming, onde começamos identificando o público alvo e descrevendo a personalidade da banda. Depois disso, reunimos no mínimo os integrantes da banda e todos começam a escrever durante um período definido, as palavras que vierem a mente, sem se preocupar com técnica

No final do procedimento teremos vários nomes como opções e com isso será mais fácil de se chegar a um nome.

Pode ser que o melhor seja uma sigla, como ABBA, AC/DC; ou uma palavra apenas como Skank e Queen; ou ainda mais de uma palavra como Green Day, Pink Floyd, Diante do Trono e podemos citar inclusive o uso de palavras compostas, unindo duas palavras em uma só.

Por fim lembre-se disto, pesquise bem para não usar o mesmo nome de alguém, pois além de não ser legal a conincidência, você pode ser obrigado a mudar o nome no meio do caminho. A banda Jota Quest por exemplo precisou trocar seu nome no início do sucesso que era Jonny Quest, que coincidia exatamente com um desenho animado da década de 80.

E você já tem um nome artístico definido ? Nos conte como foi a escolha dele, seja o seu ou para sua dula ou banda. Comente abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *