Publicado em Deixe um comentário

História do Ukulele

Ukule é o nome de origem havaiana, porém o instrumento não foi necessariamente criado no Havai, apesar de ter sido adaptado para os gostos locais, o instrumento era mais conhecido como manchete e foi criado na Ilha de Madeira em Portugal. O manchete e por consequência o ukulele, é um instrumento que descende de outros instrumentos criados na Europa.

O instrumento chegou ao Havai pelas mãos de imigrantes portugueses ao longo do século XIX. Estes imigrantes foram para o Havai em busca de trabalho em fazendas de cana de açucar.

No idioma local ukulele significa pulga saltitante e o motivo por ter sido chamado desta forma ninguém sabe ao certo. A versão mais aceita é que devido o longo percurso entre Portugal e o arquipélogo Havaiano, algo em torno de quatro meses de navegação, um imigrante que tinha e tocava um manchete, ficou tão feliz por ter avistado terra, que quando o navio aportou em Honolulu, este imigrante pulou para fora e começou a tocar freneticamente, o que fez os nativos assimilarem aquela cena com pulgas saltitantes.

Rapidamente o instrumento se tornou popular no arquipelogo, agradando os nativos e inclusive o próprio Rei David Kalakau. De forma inteligente, ao perceber que o Havai estava recebendo muitos missionários europeus que tinha não só o objetivo de evangelizar os havaianos, mas também implementar uma forte influência europeia na cultura local, o Rei passou a usar o instrumento para valorizar a cultura local, usando o instrumento, já rebatizado para ukulele, nas cerimônias reais e na música tradicional, a Hula.

Rei David Kalakau

Quando o trabalho nos campos de cana de açucar, foi se tornando escasso, muitos portugueses, se mudaram para a capital havaina e passaram a ganhar a vida construindo o instrumento, culminando com exportações para as Américas.

O Ukulele no século XIX não foi tão bem apresentado ao mundo pelos portugueses que viviam no Havai, nem pelos próprios havaianos. Foi só no início do século XX que o instrumento ganhou fama, começando por uma famosa exposição chamada Panama Pacific International Exposition uma feira mundial que celebrava a construção do Canal do Panamá e a reconstrução da Cidade de São Francisco (EUA), vitima de um grande terremoto em 1906. Nesta feira pela primeira vez, havainos tocaram o instrumento fora do arquipélogo.

Naturalmente o instrumento se espalhou pelo Estados Unidos e depois para todo o mundo.

A popularidade do instrumento explodiu, quando entre os anos de 1915 e 1920 os fabricantes viram as oportunidades que o instrumento oferecia, passando a ser fabricado também em Nova York, de lá a popularidade foi as alturas.

Foi a partir dai que o instrumento foi se modernizando, onde começou a surgir os modelos soprano e tenor, além de padrões diferentes de cores.

A alta demanda, fez com que o volume de instrumentos fabricados, fosse gigantesco, o que baixou os preços e com isso, muitas pessoas tinham acesso, principalmente aqueles que queriam um instrumento para iniciarem no mundo da música.

Mesmo assim, entre os anos 1930 até os anos 1960, o instrumento perdeu popularidade, o pop-rock provavelmente foi o motivo.

No entanto no Japão e no Canadá o instrumento se manteve popular, onde era até ensinado nas escolas, no caso do Canadá.

Atualmente o ukulele, esta novamente popular, tem mais variedades ainda como o de seis cordas, modelos com eletrônica, há até um modelo barítono. A Eagle dona da marca Shelby de instrumentos musicais, possui vários modelos deste instrumento no Brasil

A internet tem seu grande papel nessa retomada, os blogs e as vídeo-aulas mostram o valor desse instrumento. Essa popularidade fez com que surgissem diversas marcas boas de ukulele. O instrumento ainda é associado a cultura do Havaí, mesmo com sua popularidade ele não mudou muito daquilo que os havaianos se apaixonaram nos anos 1800.

No Brasil o instrumento ficou muito conhecido por causa do saudoso cantor Israel Kamakawiwo e da banda Beirut. Vários músicos brasileiros utilizaram o instrumento em seus repertórios.

E você já tocou um ukulele ? Tem um ukulele ? O que acha do instrumento ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *