Publicado em Deixe um comentário

Interpretar ou ser cover, o que é bom e o que não é tão bom ?

O Mercado da música é muito vasto e enquanto houver gente no mundo, talentos surgirão. Muitos talentos surgem a partir do trabalho de interpretação de outros artistas, ou ainda os covers, que vamos denominar desta forma para diferenciar o que apenas esta interpretando o trabalho de um outro compositor, daquele que esta buscando parecer aquele compositor. Quando falamos de compositor, estamos falando daqueles artistas que são os criadores daquelas músicas. Lembrando que há compositores que apenas fazem as músicas, mas a interpretação é feita por outros.

Tanto interpretar como fazer covers são atividades artísticas louváveis, reconhecidas e promotoras de crescimento cultural. O erro esta em não dar os créditos aos donos daquelas composições e claro, ter autorização para interpretar ou mesmo encenar. Pois o cover, é como um ator que interpreta uma personagem. No caso a personagem existe.

Sejam músicos iniciantes ou não, realizar trabalhos se valendo de composições de outros, pode ser sim uma boa opção para melhorar a visão de seu público para seu trabalho. Existem bandas que inclusive tocam exclusivamente composições de outros e até se tornam representações de outros, Como por exemplo U2 Cover Station e Ummagumma – Pink Floyd Brasileiro.

U2 Cover Station
Ummagumma – Pink Floyd Cover

A seguir vamos tecer algumas opiniões sobre o que é bom e o que não é tão bom em se tratando de interpretar trabalhos de outros, ou ser cover de outros.

O que é bom ?

O primeiro atrativo de interpretar outros artistas, seja com seu próprio estilo, ou sendo Cover é que o público se identifica rapidamente, pois são músicas que inclusive já tocam o emocional desses fãs.

Vemos com mais frequência em apresentações ao vivo dentro de casas noturnas, show e bares. Porém há casos em que estes interpretes atraem milhões de fãs e com isso se apresentam em grandes espaços e até fazem turnês pelo Brasil e até pelo mundo.

Dois exemplos clássicos disto são a banda Overdrive Duo, que já citamos algumas vezes em outros artigos, com músicas de estilos variados de artistas super consagrados. Eles já fizeram turnês pelo mundo a fora e mais recentemente estavam correndo o Brasil, e sim, são Brasileiros. Um outro exemplo é a Pastora e cantora Aline Barros que tem em seu repertório várias interpretações trazidas para o português do ministério de louvor da HillSong Church (grande denominação Cristã da Austrália) e também músicas do cantor e pastor Americano Michael W. Smith. Ambos tem trabalhos musicais fantásticos.

Over Drive Duo – Umbrella – Rihanna
Pastora Aline Barros em dueto com Michael W. Smith

Observe que todos os videos vieram do Youtube, então sim, vale a pena sempre divulgá-los no Youtube e um detalhe, alguns cresceram por causa do Youtube, como foi a banda Overdrive Duo que já acumula em seus videos a marca de 2,5 bilhões de visualizações. Isso é um feito extremamente expressivo.

Do que não é tão bom ?

Sem dúvida nenhuma a parte não tão boa de se interpretar outros artistas ou criar apresentações covers, são exatamente os direitos autorais. Pois é necessário sempre pedir autorização para utilizar as composições e no caso dos covers as características visuais do artista. Pois no caso dos Covers, você estará também buscando se portar como os artistas de origem.

Em alguns casos podem não haver custo, mas em outros, a maioria, sim, e isso pode sair bem caro.

Agora se você não grava cds, não posta estas apresentações na íntegra em redes sociais, ou publica em plataformas de streamings, a coisa não é tão custosa, pois o valor referente a direitos autorais e recolhido pelo ECAD, um orgão privado criado em 1976 no Brasil, para arrecadar os direitos autorais dos donos de casas de shows, lojas, espaço para shows, salões de festa, dentre outros para depois repassar aos donos das composições.

Você artista deve analisar o que é mais negócio para você neste momento. Buscar um trabalho próprio ou ter como base a interpretaçãode outros.

E então, você atua como cover de algum artista ? Trabalha interpretando outros artistas ? Você tem composições próprias. Compartilhe !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *