Publicado em Deixe um comentário

História dos Violões Yamaha

Os violões Yamaha existem há mais de 60 anos e a própria empresa há mais de 100 anos. Em 1887, Torakusu Yamaha fez seu primeiro órgão de palheta e começou a receber pedidos para construir outros. Em 1897, a Nippon Gakki Co. Ltd. foi fundada com Torakusu como presidente da empresa.

Nos mais de 40 anos seguintes, a Yamaha produziu órgãos, pianos, gaitas, móveis, fonógrafos e, finalmente, seu primeiro violão em 1942. Em 1965, um ano depois que os Beatles fizeram sua lendária aparição no Ed Sullivan Show, a Yamaha iniciou a produção de instrumentos de corpo sólido. As guitarras. Em 1966 no ano seguinte, vieram os baixos elétricos.

Na década de 1970, a Yamaha começou a chamar a atenção de grandes artistas como Carlos Santana e Bob Marley por causa da excelente qualidade e design do instrumento. As guitarras da Yamaha estavam sendo construídas para produzir um tom quente poderoso com uma sustentação incrível. Além disso, o “Broad Bass” foi lançado em 1977 e rapidamente chamou a atenção de baixistas famosos de todo o mundo, incluindo Paul McCartney.

No final dos anos 80, a Yamaha abriu uma fábrica em North Hollywood, Califórnia. Lá eles começaram a produzir violões, e para isso buscavam convidar músicos profissionais, para ajudá-los e aconselhá-los sobre o que eles gostariam de ver em seus violões.

Aliás uma das razões do sucesso dos instrumentos Yamaha e o design de cada modelo. Falando de violões, cada instrumento deve ter um tom e resposta equilibrados aos graves e agudos que se complementam.

Um exemplo do design Yamaha é a articulação do “pescoço” do instrumento no formato de calda de andorinha, introduzido na década de 1970, que porporciona uma melhor junção do “pescoço” com o corpo do instrumento. Tal junção também em madeira, ajuda na transmissão das vibrações entre as partes, produzindo um tom equilibrado.

A Yamaha também produz com um blend de madeiras de qualidade, com o objetivo de produzir um ótimo som em cada violão, onde os agudos duram mais e o músico consegue ter maior controle das notas.

Outra característica importante é o cuidado com a laca que é aplicada na proteção das madeiras utilizadas nas partes externas. Com isso eles buscam manter um ótimo relacionamento de colaboração com os produtores de laca, a fim de que seus violões recebam este material praticamente personalizado para eles.

É por causa deste histórico que muitos artistas não abrem mão de um instrumento Yamaha, tanto para palco como para estúdio. Alguns dos grandes artistas que tocaram com instrumentos Yamaha ao longo dos anos são Michael Anthony, John Denver, John Lennon, Bob Marley, Brian May, Paul McCartney, Jimmy Page, Carlos Santana, Bob Seger, Billy Sheehan, Paul Simon, Bruce Springsteen, e James Taylor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *