Publicado em Deixe um comentário

Crie a sua identidade musical.

Creio que todos nós temos um artista que admiramos. Aqueles artista que achamos o estilo super legal, e que até temos uma ligação emocional, mesmo nunca tendo o visto pessoalmente. Isto não é algo mágico, isto foi pensado pelo músico e sua equipe. Isso foi estruturado para atingir certo público. Nós chamamos isto de identidade musical. É lógico que apesar de parecer frio, não é isso. O(a) artista, já possui certas características. O que é feito é desenvolver estas características para que sejam percebidas.

O que é e qual a importância da Identidade Musical ?

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de mais nada, é que jamais tente ser o que você não é apenas para parecer único(a). Todos nós somos diferentes, todos nós temos habilidades específicas. Então basta aprendermos a identificar nossas forças e fazer com que elas possam ser usadas a nosso favor.

Mas não vamos confundir estilo musical com do que realmente trata a Identidade Musical, que é o estilo pessoal, sua postura, , o jeito que você se veste, o modo como você relaciona com o público. Estamos falando de características individuais que te fazem ser reconhecido entre outros (as) músicos(as).

A maioria de nossas decisões de compra são baseadas em emoção, ao invés de razão e isso se aplica a carreira musical, o publico acompanha aqueles que se identificam com ele. Você deve vender seu produto, que no caso é sua música, buscando impactar este público com formas que favoreça a compra. Ai é que entra uma estruturada Identidade Musical.

Identidade Musical é algo super importante para desenvolver sua carreira. Tendo algo bem planejado, consegue-se atrair fãs, se torna referência para outros artistas, demonstra autoridade no meio musical. O conjunto que une a sua técnica e sua imagem é que vão determinar o quanto você crescerá na influencia de seu público alvo.

Estratégias para criar a sua Identidade Musical

Parece meio estranho falar, mas a verdade é que para criar sua Identidade Musical, não há como fazer isso com um mapa ou uma receita. Como a Identidade Musical é algo único, as formas de se estrutura-la também é bem particular. Logo não há como falarmos de algo padronizado. Neste artigo então listamos estratégias para facilitar sua jornada até criar a sua identidade.

Defina seu estilo musical

Tudo começa com uma definição. A definição de seu gênero musical. Não há como fazer nada, se isto não estiver bem definido, lembrando que você até pode transitar por outros gêneros musicais, mas precisa que isto seja muito bem definido. Já vimos por exemplo artistas que mesclam samba com rock, MPB com Pop, Reggae com Rock. A seguir deixamos exemplo de duas bandas que fazem estas misturas.

O Rappa – Reggae Rock
Sambô – Samba e Rock

Pesquise

Definido seu estilo, pesquise artistas desse ramo. Como eles se apresentam, como se vestem, como falam com o público. Trace esse perfil, conheça o meio no qual você está prestes a se inserir. Assim, você poderá ter uma noção muito maior de como agir nos próximos passos.

Conheça o seu público

Conheça seu público alvo, ou em outras palavras, conheça seus fãs. Procure entender o que eles gostam, se interessam, quais são sua dores. Conseguindo isso você consegue compor músicas e/ou montar um repertório que vai de encontro aos gostos e necessidades deles.

Suas características individuais

Após isto, analise todas as informações que você obteve e olhe para sí próprio sempre com estes questionamentos em vista: O que eu faço que me torna único e me aproxima do meu público ? O que não é tão bem visto pelo meu público (ninguém é perfeito). Como posso valorizar as características que meu público deseja ? Como posso harmonizar minha técnica às minhas características que me valorizam diante do meu público.

A resposta a estas perguntas vão de ajudar a traçar seus objetivos e as ações que você deverá tomar para ser procurado por seu público.

Compartilhe

Compartilhe tudo com seu público, se mostrando humano e não uma empresa. Saiba contar histórias sobre si mesmo. Mostre ao seu público como foi e é sua história. Seja inclusive humilde falando até de fraquezas suas. Crie um elo com seu público.

E por falar em compartilhar, compartilhe conosco sua história, como você vem criando sua Identidade Musical . Comente mais abaixo.

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *