Publicado em Deixe um comentário

Crowdfunding – A únião faz a força.

Tem uma brincadeira antiga que diz que a União não faz a força, a União faz é açucar. Brincadeiras a parte, realmente quando muitas pessoas se unem o resultado pode ser extraordinário.

Todo trabalho em equipe produz um resultado muito maior do que a ação individual e não cordenada do mesmo grupo de pessoas. Um casal agindo juntos com um mesmo objetivo familiar gera resultados muito maiores, do que um casal com desajustes conjugais.

A idéia do Crowdfunding é juntar muitas pessoas que desejam ajudar determinado projeto crescer. É certo que temos nesta modelidade de financiamento a organização de investidores que desejam ter depois um retorno pelo seu investimento. Mas aqui vamos tratar do crowdfunding puro, ou seja, aquele sistema em que pessoas doam valores em prol de um projeto de um grupo ou de alguém.

Este sistema se enquaixa perfeitamente em um projeto musical, pois infelizmente nem todo músico ou grupo possui recursos financeiros suficientes para bancar os investimentos iniciais para lançamento de seus projetos.

Então você já ouviu falar de Crowdfunding ?

O Crowdfunding é a colaboração mútua de pessoas que possuem o objetivo de realizar algum projeto em comum. Dessa forma, esse tipo de colaboração também pode servir apenas para ajudar alguém que precise.

Podemos chamar isto de “vaquinha on-line”, onde o idealizador do projeto, busca pessoas para ajudá-lo a conseguir parte dos recursos necessários.

O Crowdfunding é uma alternativa para alavancar projetos de artistas também e claro contribuir para agragar valor a sociedade em geral. Basicamente as pessoas oferecem doações direcionadas que em algumas plataformas de gestão destes recursos, há inclusive possibilidade de doação por cartão de crédito.

Geralmente as campanhas tem um prazo e no final o idealizador recebe o dinheiro arrecadado.

Com as possibilidades da internet o idealizador de um projeto, consegue atingir pessoas do mundo inteiro, ou seja, você pode receber doações de pessoas que inclusive estão em outros países.

No Brasil temos plataformas de Crowdfunding já funcionando e em sua maioria são generalistas, apesar de a maioria dos projetos cadastrados são para área da cultura, empreendedorismo, jornalismo e assistencial.

Abaixo temos algumas das plataformas mais atuantes:

Mas como funciona o crowdfunding ?

Nesta modalidade de “financiamento”, tudo começa com o seu cadastro em uma plataforma e o cadastro do projeto, com todas as explicações possíveis, afim de mostrar qual o teor de suas idéias para os apoiadores.

Feito isso, basta então você realizar a divulgação do projeto em redes sociais, sites, Google Ads, e-mails, Whatapp, blogs, Telegram, etc. A idéia é ter a maior exposição possível.

Ao final do prazo de divulgação a plataforma irá divulgar o valor investido, retendo um percentual para manutenção de suas atividades e entregando a parte (dinheiro) referente ao projeto a seu idealizador.

´Há regras de uso que devem ser observadas antes de cadastrar o projeto.

Muito legal. Mas é possível impulsionar a carreira de um músico com isto ?

O Sucesso com o Crowdfunding esta diretamente ligado ao teor do projeto e de como beneficiará a sociedade a sua volta. Não adianta simplesmente entrar e pedir dinheiro às pessoas. As pessoas precisa enxergar um motivo para isso. Muitas vezes o motivo é inclusive seu comprometimento com seu próprio trabalho. A divulgação do projeto deve ser muito bem estruturada para mostrar para as pessoas que diferença fará na sociedade o êxito do seu projeto no caso em aspectos culturais.

Crowdfunding é portanto uma maneira criativa para impulsionar sua carreira, pois além de ajudar na sua divulgação, cria também uma rede de apoiadores que estarão sempre acompanhando seu trabalho e divulgando.

Você já conhecia esta alternativa ? O que você acha da idéia ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *