Publicado em Deixe um comentário

Louvor e Adoração com muito som !

Brasil, um país eclético que mesmo tendo como maioria da população se apresentando como Cristã (evangélica e católicas), em sua essência e formalizado em sua Constituição, afirma e defende o direito da livre expressão, inclusive religiosa.

O meio Cristão, seja ele de base Católica ou Evangélica, tem como forte maneira de expressão, a música e por isso o país cresceu muito neste sentido e apesar de as músicas Evangélicas e Católicas fazerem uso de elementos de praticamente todos os gêneros musicais, já a um bom tempo é considerada como um gênero musical a parte, com um mercado em forte crescimento e excelente qualidade musical.

Em 18 de setembro de 2019 por exemplo, o Spotify promoveu um evento chamado “Música & Essência”, que recebeu artistas, gravadoras e outros convidados para mostrar dentre outras coisas, alguns dados importantes de mercado, como foco bem definido na música gospel.

Alguns destes dados mostrou bem o que significa o gênero Gospel no país. Por exemplo, playlists dentro da plataforma como “Sucessos Gospel”, tem quase um milhão de seguidores, é uma das 5 playlists mais ouvidas no Brasil, mas não para por ai. Ainda citamos a playlist “Louvor & Adoração”, com quase 500 mil seguidores, “Mulheres do Gospel”, dentre outras que estão no hub que é totalmente dedicado a música Cristã.

Neste evento, Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina, apresentou o Spotify, Javier Piñol , diretor do Spotify Studios na Amperica Latina falou sobre o crescimento do consumo de podcasts no Braisl e no mundo. Além de no evento a equipe do Spotify, apresentou o funcionamento de sua plataforma Spotify for Artistis, que auxilia os artistas e gravadoras em suas estratégias de carreira.

“É fato que o gospel é uma realidade no Brasil e irá crescer ainda mais com a chegada de novos artistas, gravadoras e especialistas no mercado. Por isso, é muito importante estar lado a lado com importantes artistas, gravadoras e outros convidados ligados a esse gênero musical. O evento Música & Essência criou um ótimo ambiente para podermos conversar, apresentar dados, tirar dúvidas e mostrar que o Spotify apoia o gospel e todos os outros estilos musicais”, diz Roberta Pate.

Declaração dada ao Portal Sucesso em evento coberto por eles em 18 de setembro de 2019.

Segundo o Spotify, os 10 artistas mais ouvidos são:

Fernandinho; Aline Barros; Diante do Trono; Bruna Karle; Fernanda Brum; Cassiane; Paulo Cesar Baruk; Gabriela Rocha e Davi Sacer.

Já as músicas mais ouvidas foram:

  1. A Casa é Sua” – Casa Worship
  2. Lugar Secreto” – Gabriela Rocha
  3. Ousado Amor” – Isaias Saad
  4. Não Pare” – Midian Lima
  5. Aquieta Minh’alma” – Ministério Zoe
  6. Ninguém Explica Deus – Ao Vivo” – Gabriela Rocha, Preto no Branco
  7. Raridade” – Anderson Freire
  8. Enche-me – Ao Vivo” – Gabriela Rocha, Isaias Saad
  9. Ele Vem” – Gabriel Guedes de Almeida, Gabriela Rocha
  10. Quero Conhecer Jesus” – Alessandro Vilas Boas

Apenas fazendo uma pausa: as informações que obtivemos do evento “Música e Essência” veio de artigo públicado pelo Sucesso, já referenciado acima.

Além da distribuição musical muito mais gira em torno deste mercado, que apesar de sua essência ser o fortalecimento do meio Cristão como público relevante, também produz riqueza, empregos diretos e indiretos, além de muito crescimento intelectual, contribuindo para o crescimento do país.

Só o mercado que gira em torno da música, considerando apenas os dados de 2018 levantados pela ABRAPE – Associação Brasileira de Empresas e Profissionais Evangélicos, chegou a estimativa de uma representatividade de 20% sobre o mercado fonográfico brasileiro, o que significa um movimento de R$2 bilhões por ano só em vendas de CDs e DVDs, promovido pela força de 4500 cantores e bandas. Até este levantamento este mercado apresentou um crescimento acelerado de 33% ao ano.

Boa parte destes números aconteceram por conta da criatividade dos artistas e produtores, ao buscar a influência de diversos estilos musicais como reggae, funk, sertanejo, mpb, música eletrônica e tantos outros, o que fez com que o número de seguidores viesse crescendo expressivamente ano a ano.

Aos músicos (as) que atuam no meio Gospel, vale a pena observar muito estes dados e através deles e outros dados planejar suas carreiras, pois a tendência é que ainda há muito espaço para crescimento tanto no que diz respeito a carreira, como para contribuir para o crescimento espiritual do público Cristão ou mesmo não Cristão.

A foto principal do artigo foi extraida do site da HillSong Church bem como outras duas fotos internas ao artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *