Publicado em Deixe um comentário

A importância do Youtube para o músico.

É um líder isolado, o Youtube é o especialista em distribuição de videos no mundo inteiro, o número de usuários é assombroso. Estima-se que passa dos dois bilhões. É a segunda maior rede social do mundo. No Youtube você consegue procurar videos de praticamente qualquer assunto em qualquer idioma. E essa liderança em videos o tornou também o maior distribuidor de música do planeta. Praticamente tudo esta no Youtube. É a ferramenta principal de todos os fãs de música praticamente.

Creio que não precisa dizer mais nada, sobre o que significa estar dentro desta rede social correto ?

Acompanhe nosso artigo e saiba o que esta ferramenta pode fazer por sua carreira musical.

Por ter ganho o coração da maioria das pessoas ativas na internet, o Youtube então se tornou uma ferramenta essencial para o(a) músico(a) e os motivos são vários. Vamos citar os principais para que você se não estiver lá, já pense em estar lá muito, mas muito brevemente.

1) É gratuito

A ferramenta é grátis e sem frescura. Não precisa nem login para utilizá-la, o usuário é livre para se identificar na plataforma ou não. Tem conteúdos pagos, porém este fato simplesmente não impede em nada o uso, pois são geralmente filmes e certas programações de conteúdo que já seriam pagos de qualquer forma. O mais legal é que o perfil dos usuários é totalmente eclético.

Por isso o alcance que um músico tem após realizar um bom trabalho de divulgação no Youtube, cresce absurdamente. Temos ao longo do artigo videos de três artistas (o primeiro é (mais acima) um casal), que tem a carreira muito bem divulgada por causa do Youtube, o segundo um músico chamado Felipe Pavani, Brasileiro, que obteve grande sucesso nos Estados Unidos e dentre os vários destaques em sua carreira, esta a lincença para participar de um programa da cidade de Nova York, que permite que músicos possam explorar pontos do metrô da cidade para divulgar e inclusive faturar com seu trabalho. Isso nos Estados Unidos é algo muito, mas muito concorrido. E por fim um video de Lindsey Stirling – violinista, com suas performances fabulosas e criativas em seus clipes. Todos os três teve suas carreiras muito beneficiadas pela presença no Youtube.

2) Vídeos: um diferencial

Videos é o diferencial do Youtube. Poder divulgar videos a vontade e distribuí-los a vontade, lógico que tomando cuidado para não publicar material ofensivo. A plataforma é democrática, eclética e sem preconceitos. Com isso seus videos de trabalhos covers ou de autoria própria, vão ser sempre bem vindos.

A frequência que você posta e a qualidade que você produz os videos, vai ajudar muito a gerar engajamento por parte das pessoas e rapidamente você estará tendo uma presença importante na mídia. Lógico que para isso você deverá usar algumas boas práticas para poder gerar relevância para seus videos.

3) Possibilidade de curtir, comentar e compartilhar

No youtube, existe a figura do compartilhamento e da ação de curtir videos. Isso é muito legal, pois o algorítmo do sistema deles que analisa a relevância de cada video, se baseia na preferência do público e de forma segmentada, vai oferecendo mais e mais visibilidade para aqueles que postaram videos que têm boas recomendações (curtidas ou likes).

Você também consegue acompanhar através dos links compartilhãveis, onde foi realizado o compartilhamento e com isso acompanhar a evolução da relevância do video e com isso realizar campanhas mais focadas.

As curtidas de cada video também são importantes serem analisadas, pois pode sinalisar para você quais técnicas que são mais apreciadas e com isso oferecer trabalhos muito mais de acordo com a preferência de seu público.

O Youtube também permite comentários. Isso é muito bom, pois você conseguirá refinar ainda mais seu conhecimento sobre o seu público alvo, oferecer sempre bons trabalhos, saber onde estão seus erros e o mais importante, manter um contato próximo e individualmente com seus fãs.

4) Monetizar

Além de todas as vantagens vinculadas ao maior reconhecimento da carreira do músico, há a possibilidade de ganhar dinheiro com o YouTube.

A plataforma altera suas regras com certa frequência, mas em geral, quando um canal ou artista atinge um determinado número de inscritos, que pode ser conferido qual é este número no site do próprio Youtube, e no mínimo um número de horas de conteúdo assistido em 12 meses, este artista, poderá ser validado para o programa financiero do Youtube.

Neste artigo apenas lhe demos uma prévia do que é o Youtube, mas ainda iremos tratar muito mais a respeito disso em breve com artigos aprofundados em técnicas de publicação eficiente no Youtube.

E você, já faz uso do Youtube, já posta videos ? Qual o nome do seu canal no Youtube ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *