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11 dicas de marketing para músicos e artistas.

Se tem um assunto que deve ser sempre falado, quando tratamos de desenvolvimento de carreira musical, este assunto é o marketing.

Marketing vai muito além de anúncios de propaganda com banners na internet, ou panfletos para serem distribuidos. Marketing é todo um processo estratégico de desenvolver uma imagem, depois estudar um público alvo, fazer com que esta imagem represente um ou vários produtos sendo adequado(s) para este publico, para então divulgar. O produto no caso, somos nós como profissionais da música.

Para manter este processo sempre em funcionamento, devem ser tomadas algumas medidas e com isso manter sua carreira em um constante estado de crescimento.

Veja neste artigo o que separamos para você:

1. Conheça seu público-alvo

Qualquer estratégia de marketing em música começa buscando conhecer o seu público. Diferente de outras situações, esta busca é a primeira atitude.

Em outros casos, fora do ramo artístico poderíamos dizer que seria, primeiro avaliar se o que estamos oferecendo possui demanda.

Porém estamos tratando de arte. E arte é algo muito abrangente e tem muito haver com as características do artista. Isso significa que um artista que ama transmitir sua música através do estilo Sertanejo, não vai buscar fazer isso através do estilo Heavy Metal, só porque tem muita influência dentro de um público que gosta deste estilo também. Pela lógica, seria o correto a fazer. Mas estamos falando de arte e um artista é primeiro um ser humano com sentimentos, e arte é principalmente a transmissão de sentimentos.

Sendo assim, olhe para você, assuma seus gostos, pois em se tratando de arte, são eles que determinarão seu sucesso e encontre e conheça seu público.

Trataremos em outros artigos, como podemos na prática buscar nosso público, para conhecê-lo e montar as estratégias de acordo com as respostas que obtivermos. Comente mais abaixo neste artigo e permita as notificações, clicando no sininho vermelho que deverá aparecer no canto direito inferior da sua tela, ou no centro superior.

2. Tenha um site profissional

Um site … pois é .. muitos dizem que o que vale são as redes sociais, o que vale são os números de seguidores em uma conta no Instagram e/ou no Facebook.

Será mesmo ?

Pois é … a resposta é um sim e não. Um sim e não, porque a resposta para esta pergunta é na verdade uma afirmação de que o sucesso nas redes sociais é muito importante, porém o sucesso de um site vai mais que dobrar o engajamento das pessoas (seu público) com você. Pois o site é pessoal, ele realmente representa o artista, a banda, ou a organização. A pessoa que é atraida para seu site, esta totalmente interessada em conhecer seu trabalho e produtos.

Além disso, o site bem divulgado lhe dá autonomia para que na falta de algum perfil em rede social, você consegue manter contato com seu público e até direcioná-lo para outra plataforma de rede social.

Lembra-se do Orkut ? Imagine o que aconteceu quando eles sairam do ar. Aquelas pessoas que divulgavam seu trabalho e/ou produtos por ali exclusivamente passaram por sérios problemas, pois sem aquela plataforma que conectava a seu público, sua intereção simplesmente desaparecia.

Imagine se você baseia tudo no Instagram e derrepente por causa de um erro em alguma publicação, ou a instalação de um plugin, sua conta é bloqueada por dias, ou até cancelada. O que você pode fazer se não tem uma outra alternativa própria ? O site depois de bem posicionado de blinda de um problema com este.

Este nosso site por exemplo é desenvolvido pela CliqueBH, empresa que, desenvolve negócios a partir da internet e por consequência desenvolve sites, gerencia contas de redes sociais, desenvolve artes gráficas/fotográficas e design de produtos. Se quizer conhecer melhor clique aqui.

3. Poste vídeos regularmente no YouTube

Youtube é o “senhor” dos videos na internet. Nenhuma outra plataforma semelhante possui tantos usuários. Ele é tão presente que temos dificuldade de lembrar de seus concorrentes, tanto é assim que ninguém tenta concorrer diretamente com o Youtube.

Por ter tanta gente conectada, provavelmente hoje mais de dois bílhões de usuários, este monstro da mídia, conseguiu democratizar a distribuição de conteúdo por video inclusive ao vivo. Como acontece no Facebook, no Youtube você também consegue iniciar lives através da plataforma e interagir em tempo real com seu público, ou no caso fãs.

Se não tem, entre na plataforma agora, cadastre o seu canal e comece a postar videos.

Vamos ao longo das semanas produzir artigos mostrando como fazer isso com sucesso, mas não se acomode, busque outras informações na internet sobre o assunto.

No final deste artigo vamos deixar uma recomendação de um curso completo de Marketing Digital, para que você se desejar conheça e compre. O curso é constantemente atualizado e com acesso vitalício. Ou seja, comprou a assinatura é sua, não expira. Mas deixemos isto para o final.

4. Crie uma página de artista ou negócio no Facebook

Redes sociais na sua maioria tem uma função de aproximar pessoas distantes (geográficamente ou emocionalmente). Sendo assim a tendência das pessoas é entrar nestas redes e esperar interações com mais energia, sem digamos assim, sem frieza. Assim a comunicação nestes canais precisam ser mais amistosos, menos formais. Salvo aquelas redes sociais com objetivo puramente profissional, como o Linkedin.

No facebook você pode criar então uma página de negócios ou artista para poder interagir com seu público. Sim, é importante fazer isso, mas lembrar também do que falamos acima. Seu perfil pessoal deve espelhar também quem é você profissionalmente ao ponto até de ter publicações do seu site e da sua página dentro do face, nem todas as publicações é claro, mas principalmente é importante ter sua página de artista ou negócios dentro do Facebook.

Este artigo por exemplo é publicado simultaneamente aqui no site e no face book.

5. Seja visto no Instagram

Existe um ditado que diz que “uma imagem valem mais que mil palavras”, bom parece até clichê, pois muitas pessoas começam falando do Instagram desta forma. Mas quer saber, é isso mesmo. Essa provavelmente foi a inspiração desta gigantesca rede social, que antes era basicamente um compartilhamento de fotos e imagens e hoje é uma poderosa ferramenta de divulgação com possibilidade de inserir videos, audios, textos, mas tudo centralizado no visual.

Podemos dizer que se você não pode estar presente em todas as redes sociais, em pelo menos três você deve estar. No caso nas três principais atualmente: Youtube, Instagram e Facebook.

No instagram procure postar enquetes para medir a preferência de seu público, divulgue eventos, parceiros, mostre seu dia a dia na área musical.

Procure também não só para o Instagram, mas para todas as redes que você usar, separar um valor para investir em publicidade, vale muiot a pena, pois você consegue segmentar para que tipo de publico as postagens devem ser apresentadas.

6. Mantenha um blog

O blog deve estar dentro de seu site, aliás seu site deve ser centralizado no blog. Procure postar todo tipo de conteúdo relevante para seu público. Conteúdo é claro relacionado a seu trabalho na maioria. Você pode fugir um pouco da normalidade, mas sempre com moderação e estratégia.

O blog deve oferecer motivos para os fãs continuarem a retornar e ter espaço para poderem comentar as postagens, interagirem entre sí e com você.

7. Envie newsletters regularmente

Newsletters são e-mails enviados para uma lista de contatos previamente cadastrados, com assuntos de interesse de seu público, que podem ser datas de eventos, novidades, novos trabalhos, brindes. O nome técnico para estes contatos são leads.

Estar sempre enviando mensagens para seu público é algo muito importante também.

8. Marque presença em eventos

Se seu trabalho é com o gênero sertanejo, esteja sempre envolvido com eventos da música sertaneja, se você esta envolvido com Rock, esteja nos eventos deste gênero e assim por diante em todos os outros estilos. Procure sempre estar em contato com eventos e artistas de seu segmento. Busque sempre fazer contatos e trocar experiências. É importantíssimo que você seja conhecido por pessoas do seu ramo.

9. Crie uma identidade musical

Crie sua identidade musical, suas músicas precisam ser reconhecidas pelos seus fãs. Você pode ter influencias musicais de outros artistas que você admira, mas seu estilo deve estar imprimido nas suas músicas. Mesmo que você toque musicas de outros artistas. Por exemplo, vamos falar de uma banda que começou a experimentar o sucesso na década de 1990, o Skank, se tocarmos apenas os instrumentos no rítmo que eles utilizam, creio que serão inconfundíveis. Ou no meio Gospel, se ouvirmos mesmo que sem a letra músicas do ministério de louvor Hill Song Church da Austrália, também conseguiremos identificar que são músicas deles.

O principal é seja você mesmo. É isso que te faz unico(a).

10. Networking para artistas

Contatos, parcerias, eventos, cursos e muito mais. Não pare de buscar fazer contatos, aprender e ensinar, buscar ajuda e oferecer ajuda. Quem vence na música é principalmente uma pessoa de mente aberta, humilde para aprender e ousado(a) para criar. O contato social de todas as formas é muito importante para que isso seja possível.

11. Estude sobre Marketing Digital

Mas como assim ? Eu não sou profissional desta área ! Essa pode ser a maioria das indagações feitas pelas pessoas.

Mas calma, não estamos falando que você deve se tornar em um especialista nesta área, mesmo porque você precisa ter o maior tempo possível para sua produção criativa e por isso deve buscar formas práticas de aplicar o conhecimento em marketing digital, sem ficar tendo que estudar um grande volume de teoria.

Porém na vida somos eternos vendedores, fazemos isso desde o nosso nascimento, ou você acha que o choro ao nascermos não é como um propaganda para nossos pais ?

Um dos nossos objetivos com este site é fornecer conteúdo gratuito sobre empreendedorismo. Breve, e bem breve mesmo você começará a ver postagens detalhadas com tutoriais específicos sobre Marketing Digital voltado para o ramo da música.

No entanto, não a nada mais legal do que ter um bom volume de conhecimento organizado em um só lugar. E aqui no portal sempre vamos também oferecer também cursos on-line com este objetivo com preços realmente muito convidadivos.

Encontramos e fizemos um curso, que como já falamos em outros artigos, é um curso que dá ênfase a pessoa que deseja viver da venda de produtos na internet, principalmente produtos digitais próprios ou de terceiros. Produto digital é aquele que não existe físicamente. São arquivos digitais. Podem ser cursos on-line, videos, softwares (aplicativos), livros digitais e claro, músicas.

Como hoje a música esta deixando de ser distribuida em mídias físicas, como CDs e DVDs, apesar de considerarmos importante a produção de um CD ou DVD por parte do músico, a verdade e reconhecemos é que a tendência é que isto perca o sentido em breve, então toda produção musical será distribuida de forma eletrônica. Dai a importância de aprendermos realmente como o mercado digital funciona e nada mais certo do que fazermos cursos de ótima qualidade.

O curso que você poderá conhecer a seguir é o Fórmula de Negócios On-line. Apenas uma informação antes. Sim, nosso portal tem a função de informar e instruir de maneira gratuita, mas também temos o objetivo de vender. Ganhamos dinheiro oferecendo produtos e serviços de qualidade também, Mas jamais colocaremos informaçoes incompletas em um artigo por exemplo com o objetivo de forçar uma venda. Se você ver um artigo ensinando a criar uma conta eficiente no Instagram, que inclusive esta em nossa pauta de produção, iremos ensinar até o fim e deixar espaço para dúvidas e comentários.

Finalizando sobre o curso, por este ser on-line, ou seja, o produtor consegue ganho de escala devido a possibilidade de ter milhares de alunos ao mesmo tempo, o preço não é curiosamente muito baixo, em relação a cursos no mesmo nível, mas presenciais. Além disso o acesso ao curso é vitalício e no cartão de crédito você pode parcelar em até 12X. Serão menos de R$2,00 por dia. E bem menos que 2,00. Entre clicando na imagem abaixo e saiba mais.

Fórmula de Negócios On Line

Seu crescimento será sempre algo cotindiano e no longo prazo você verá o quanto adotar esta e outras boas práticas vai te levar muito longe.

Agradecemos por compartilhar e aguardamos sua opinião.

Equipe Papo de Música.

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