Publicado em Deixe um comentário

Os cuidados com seu violão durante o verão.

O verão já chegou e, para muitos músicos e também entusiastas, isso significa sair para fazer música ao sol. Mas com o clima mais quente e para muitos com todas as viagens com seu violão, é importante lembrar que seu violão precisa de cuidados. Mudanças de temperatura e umidade podem afetar seu violão e, em alguns casos, podem causar danos. Então, como você cuida do seu violão durante o verão ou quando viaja? Continue lendo para conhecer algumas boas dicas.

Não deixe seu violão no carro quente.

Pense no seu violão como seu animal de estimação. Se estiver muito quente para deixar seu cachorro no carro, também não deixe seu violão lá. Ao viajar com um violão em um dia quente de verão, a exposição ao calor extremo dentro de um carro pode amolecer as colas de madeira de um violão e a ponte se soltar sob a força da tensão das cordas. Em casos extremos, outros componentes do violão podem até começar a se soltar também, como por exemplo o tampo, a escala.

Se você precisar manter seu violão no carro em um dia quente, tente encontrar uma vaga de estacionamento com sombra. Se não encontrar, procure colocar aqueles protetores reflexivos e deixe as janelas com frestas.

Tenha cuidado ao viajar de avião com seu violão.

Idealmente, você só deve levar seu violão em um avião (despachando como bagagem) se tiver um estojo aprovado pelos órgãos de segurança áereo portuários.,Marcas como SKB são adequadas a estes padrões. Eles são construídos para proteger do seu violão resistindo a quedas e impactos sem danificar seu instrumento, e são equipados com travas que não precisarão serem quebradas por órgão como a Polícia Federal ao realizarem revistas.

Várias companhias aéreas permitem o transporte de instrumentos musicais dentro da cabine, porém isso pode significar que o instrumento poderá ser sua única bagagem de mão. Por isso a importância de ter um estojo adequado caso você viage com frequência.

Nos Estados Unidos por exemplo, através de seu órgão de segurança de vôo, Transport Security Administration (TSA), fornce informações para viajantes a este respeito. Segue o link: www.dot.gov/airconsumer/air-travel-musical-instruments .

No Brasil não encontramos informações oficiais a este respeito. Por precaução, vale a pena perguntar a companhia aérea que você estiver utilizando.

Use um detector/medidor de umidade (higrômetro).

Entender as condições de umidade ao redor do seu violão e como elas podem afetar seu instrumento é o primeiro passo para entender como cuidar do seu violão. Dependendo das condições do verão em que você mora, pode ficar muito úmido lá fora.

Um ar condicionado tende a diminuir a umidade relativa, o que pode ajudar, quando estiver guardado, porém nem sempre isso é possível nós sabemos. De qualquer maneira, certifique-se de usar um higrômetro digital (eles são mais precisos). Ele pode ser mantido na sala onde você guarda seus instrumentos, ou, melhor ainda, dentro do próprio case.

Use pequenos pacotes de sílica ou carvão de bambú no case para absorver a umidade excessíva. Uma outra forma é secar o interior do estojo (sem o violão é claro) com um secador por um tempo de 10 minutos. Os pacotes de sílica ou carvão de bambú devem ser trocados a cada 60 dias no máximo.

Para locais em que o clima esta muito seco, como por exemplo Brasília em algumas épocas do ano, é preferível deixar o instrumento sempre guardado no case, pois não só a umidade danifica, mas também a baixa umidade.

O uso de umidificadores é recomendado.

Limpe seu violão com frequência e troque suas cordas periodicamente.

O clima quente propicia mais transpiração e por consequência mais sujeira e oxidação nas cordas. Excesso de sujeira e oxidação nas cordas vai piorar o timbre do instrumento.

Condicione a escala de seu violão.

Depois de remover as cordas, cubra a boca do violão com uma toalha e limpe o braço da guitarra com lã de aço. Esfregue sempre longitudinalmente e com cuidado para não deixar a lã tocar o corpo do violão. Se aparentar seco, adicione óleo condicionador específico. A melhor forma de aplicar óleo é com um pano de micro fibra. Quando aplicar o óleo, você não deve perceber nada como se estivesse molhado, mas apenas o brilho caracterísito. Estes cuidados evitam rachaduras na escala.

E então, o que você achou ? Como você cuida de seus instrumentos de corda ? Tem algo a sugerir ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *