Publicado em Deixe um comentário

Como fazer videos fantásticos para Youtube ?

Apesar do título convidativo, sabemos que tudo tem um começo e além de técnica a prática é que vai te levar a fazer bons videos. Porém, uma coisa é certa. Seus videos só vão crescer se você desenvolver a coragem e começar. Neste artigo você vai ver que não é difícil produzir bons videos, mesmo que você não tenha “um caminhão” de equipamentos para isto.

Vamos começar com um exemplo: Imagine a cena: um dos melhores violinistas de sua geração, experimentando dim sum (um tipo comida chinesa) e quase engasgando com pimenta, e você vendo isso. Logo em seguida, Ray Chen lhe mostra como dominar técnicas de staccato em uma rua de São Francisco nos EUA.

Naturalmente você não esta com ele no mesmo lugar. Você esta em sua casa, ou em outro lugar, seja com um computador, tablet ou smart phone por exemplo, assistindo este video via youtube. Isto denigre ou eleva a imagem que você tem de Ray Chen ?

Essas performances totalmente fora do padrão ajuda a explicar o enorme sucesso experimentado por violinistas como Lindsey Stirling, TwoSetViolin, que adotaram o youtube para divulgar suas performances. Para os fãs, o YouTube oferece acesso na primeira fila a seus músicos favoritos. Para músicos, é uma maneira poderosa de se conectar com o público. Os adolescentes, por exemplo, passam quase uma hora por dia assistindo a vídeos online, principalmente no YouTube, de acordo com uma pesquisa recente da Common Sense Media (Organização sem fins lucrativos de São Francisco, fomentadora de projetos em educação e cultura).

A não tantos anos atras os videos não eram tão importantes, mas hoje já estão se aproximando da essencialidade. Ou seja, breve usar videos para divulgaçãoserá essencial.

Naturalmente, criar videos no Youtube não é algo tão simples, ou melhor, é até simples, mas dá trabalho. Por isso ainda um percentual relativamente pequeno de músicos fazem uso desta ferramenta. O que acaba sendo uma oportunidade para quem se adiantar e colocar a “mão na massa”.

Então comece seguindo estes passos:

Criatividade

Os videos devem ser o mais inusitados possível. E claro, vale a primeira regra no Youtube: não seja chato. “Crie conteúdo que você ache divertido – mas de preferência que as pessoas também achem. Confira o que os outros estão fazendo para te dar uma direção. Mas não copie. Aquela história do apenas “fala diferente” não funciona.

Crie uma história, as pessoas gostam do formato história, gostam de fluides. Nada de fazer videos como aqueles trabalhos escolares que apresentávamos na turma, onde geralmente começavamos sempre assim: “Eu vou falar sobre … “. Faça um roteiro antes mesmo das primeiras filmagens.

Vídeos populares surgem da expontaneidade, ou seja, ao planejar o roteiro, você deve planejar a expontaneidade, isso significa que não precisa de perfeição, mas sim de emoção.

Não gaste muito em equipamentos

Não existe a necessidade de se investir nos equipamentos mais sofisticados caso não queira, ou ainda não possa. Mas investimento, deve haver. Mesmo que você comece com seu smartphone, comece investindo em conhecimento na área. Comece se habituando a gravar desde ensaios e apresentações até cenas de seu cotindiano. O objetivo é gerar intimidade com seu público.

Até uma câmera é opcional.

“Qualquer pessoa pode fazer um vídeo do YouTube com o telefone”.

Mas equipamentos de áudio – como microfones de lapela mais em conta – valem a pena, especialmente se você estiver usando uma câmera digital. Infelizmente é comum, vermos bons videos com som ruim. Os videos devem ter um bom som, pois isto estimula as pessoas a assistirem. As pessoas tendem a perdoar menos, quando o problema é som.

Cuidado com o tempo

Curtidas são a norma do Youtube, e para isso os videos devem prender a atenção dos espectadores. Pense sempre nisso, pois o Youtube vai dar mais atenção àqueles videos que mantém os espectadores por mais tempo e permita a inserção de anúncios de alguma forma. Videos com mpedia de 10 minutos são mais recomendados.

Editar e depois editar um pouco mais

Edição cuidadosa é crucial. A boa notícia é que os programas de edição estão mais fáceis de usar do que nunca, e você já pode ter um inclusive no seu smartphone ou tablet. O Windows Movie Maker e o iMovie são programas gratuitos que podem ser usados nos computadore também. O importante no início é usar bem os recursos disponíveis para fazer boas edições.

Agora tem um investimento que não há como escapar. Editar leva tempo, muitas vezes a produção de um minuto de video, pode representar 4 horas de trabalho.

Existe a alternativa de contratar um editor profissional, porém o investimento pode não valer a pena, quando se trata de gravar com frequencia.

Abrace a imperfeição

Entenda, nada é perfeito, então lembre-se disto, comece rápido. Não se preocupe. Se você não começar, nunca vai se habituar e se aperfeiçoar.

Veja nesta produção de Lindsey Stirling, que mesmo em algo exaustivamente preparado, o que valeu foi a emoção e a expontaneidade.

E você já produziu videos ? Nos mostre, post seus links para também vermos.

Equipe Sônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *