Publicado em Deixe um comentário

Instrumento de sopro – metal e madeira.

A diferença entre instrumentos de sopro de madeira e sopro de metal.
 

Na orquestra musical e nas bandas marciais, os instrumentos são divididos em diferentes grupos, com base no som que fazem e na voz que tocam na banda. Em cada banda e orquestra, existem dois grupos distintos de instrumentos de sopro: metais e madeira. Embora os dois sejam semelhantes em alguns aspectos, existem muitas características que os diferenciam. Do material à técnica de tocar, essas são as principais diferenças entre instrumentos de sopro de metal ou de madeira.

Material

Muitas pessoas confundem a classificação dos instrumentos musicais de sopro, principalmente no que tange ao fato de ser metal ou madeira. Isso acontece porque a principal características que os diferenciam é a existência ou não de algum componente de origem vegetal.

Os instrumentos de sopro de metal, não possuem nem um vestígio de madeira (madeira, cana, cortiça. Já os considerados madeira, mesmo tendo mais de 90% de sua composição feita em metal, só o fato de possuir uma palheta na boquilha, já o classifica desta forma.

Direcional vs. Não Direcional

Instrumentos classificados como madeira não são direcionais, ou seja, o som produzido se espalha, você percebe praticamente o mesmo som estando a frente do músico ou atrás do músico.

Os instrumentos classificados como metal são direcionais. Eles projetam o som na direção do músico.

Técnica

Amobos os dois tipos dependem do fôlego do(a) música(a) para emitir os sons, porém no instrumento de sopro metal as variações das notas acontecem pela vibração labial. Já no instrumento classificado como madeira o ar é soprado através de uma palheta que faz o ar vibrar dentro de um ressonador.

Mecanismos

As válvulas são uma parte crucial dos instrumentos de metal, pois ajudam a direcionar o ar para dentro e para fora do instrumentos. É certo que há instrumentos que não possuem válvulas como uma corneta simples, ou podemos também dizer que possuem apenas uma válvula fixa.

Os instrumentos de sopro, por outro lado, contam com as teclas localizadas ao lado do corpo do instrumento para variar o fluxo de ar. Essa variação no fluxo de ar é o que criam os diferentes tons e notas.

Embora isso possa parecer uma grande diferença, também é uma semelhança, pois as válvulas e as chaves dependem do ar fornecido pelo músico para criar som. Além disso, muitos instrumentos de sopro exigem mais respiração e mais ar para encher o instrumento do que instrumentos de sopro menores.

Qual é o seu instrumento musical ? Compartilhe conosco. Quer acrescentar algo ou opinar ? Fique a vontade em comentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *