Publicado em Deixe um comentário

Mixagem ao vivo

Quando você ouve o termo “mixagem ao vivo”, o que vem a sua cabeça ?

Geralmente a imagem que vemos é de um técnico de som dentro de uma cabine ou um cercado, operando um grande console ou mesa de som controlando um gigantesco sistema de som, em um grande evento como um show de música.

Realmente não esta errada esta imagem. Uma das melhores visões para a atividade de mixagem é também esta.

No entanto na maioria dos casos, esta atividade pode estar sendo executada em um ambiente pequeno, como uma pequena Igreja ou um teatro, com um pequeno e analógico console de mixagem e um grupo reduzido de pessoas.

Apesar de termos falado de duas situações bem diferentes para a atividade de mixagem, em ambos os casos quem opera o sistema, ou o técnico de som, precisa ter os mesmos conhecimentos. A parte teórica não muda.

Vamos então falar sobre esta atividade.

Objetivos de uma boa mixagem

O primeiro e mais óbvio objetivo da mixagem é fazer com que todos escutem com clareza tudo que esta sendo apresentado no palco por exemplo.

Para atingir este objetivo principal precisamos dar atenção a alguns fatores para que tenhamos aquele som de primeira. São eles:

  • Dimencionamento. Calcular adequadamente o que é necessário para termos um sistema que consiga garantir que todos ouçam com perfeição;
  • Instalação bem feita e adequada do sistema.
  • Conhecimento de como operar os equipamentos;
  • Conhecimento técnico e artístico por parte do técnico de som;
  • Boa análise da situação acústica do ambiente;
  • Preparar o sistema em tempo hábil;
  • Dentre outros.

Mas além do que citamos, tem mais algo que é muito importante para a boa mixagem.

O tecnico precisa conhecer o som que é produzido de forma não amplificada nos equipamentos e instrumentos musicais que serão conectados ao sistema de som. Além disso ele precisa ter noção dos diversos tipos de timbres vocais. Tudo isso para que ele possa combinar adequadamente os sons de forma proporcional ao que acontece sem amplificação.

Por isso o técnico de som precisa ter contato constante com o palco por exemplo.

O que é preciso para ser um bom técnico de mixagem?

É muito comum vermos por ai pessoas que se auto intitulam técnicos de som, mas muitas vezes não sabem o que estão fazendo. Muitos nem por questões de orgulho, mas sim por falta de conhecimento mesmo e as vezes por subestimar a atividade, pensando que não precisa de estudo e prática para fornecer um bom trabalho.

Esta é uma atividade que vai muito além de apenas saber aumentar e diminuir o volume de cancais em uma mesa de som, ou atuar nos controles de grave, médio e agudo.

Para ser um bom técnico de mixagem, é preciso inicialmente saber como cada equipamento funciona. Parece uma informação meio óbvia, mas citamos isto, pois muitos “técnicos” acham que manual de instruções não tem valor nenhum.

Conhecimentos teóricos básicos de acústica, eletricidade e eletrônica, pois isto vai garantir que toda operação seja feita com consciencia e não por estinto.

É muito frequente a falta de preparo teórico de quem atua nesta área. Muitos que trabalham nesta área, buscam conhecimento através da tentativa e erro. É muito comum por exemplo, por causa disso, vermos danos em caixas acústicas, por conta desta falta de preparo teórico prévio.

É muito comum estarmos em um evento e percebermos total desarmonia no som, onde por exemplo escutamos sons distorcidos, ou instrumentos mixados de forma desproporcional. Isso acontece exatamente por causa desta falta de conhecimento de quem esta operando o sistema.

Mixagem ao vivo: iniciantes e veteranos

Os iniciantes da atividade ou profissão, em qualquer dos casos precisam estudar e praticar. E a melhor forma de fazer isso quando não há ainda muitos serviços a serem contratados é buscar experiência, ajudar a sonorizar festas de amigos, eventos comunitários, ajudar na sonorização de sua Igreja, dentre outras possibilidades. E sempre estudar é claro.

Quanto aos veteranos, é simples: atualizar, depois atualizar, continuar atualizando e quando achar que já sabe tudo, buscar mais atualização. Sempre ficar em movimento. Sempre buscar conhecer mais pessoas do ramo, sempre participar de eventos.

Como na informática, que aliás hoje é muito ligada ao nosso meio, a evolução é rápida. E deixar de se atualizar, pode representar um problema sério no médio e longo prazo para sua carreia.

Quando se recorre a um técnico de mixagem ao vivo?

Em teoria podemos dizer que em todos os momentos que temos a necessidade de utilizar um sistema de sonorização, precisamos de um técnico. Porém esta necessidade em se contratar um ou não, é proporcional ao tamanho do evento. Ou o tamanho da organização que precisa deste profissional.

É claro que na realidade muitas vezes, não é viável ter um profissional contratado para esta função. Mas quem disse que por causa disso não é importante alguém que quer apenas saber mixar o sistema de som de sua Igreja, ou alguém que têm um restaurante com música ao vivo, ou seja qual for a situação por mais simples que seja, não é legal adiquirir tais conhecimentos.

Na Igreja o Pastor ou o Padre, ganham em envolver mais os membros da Igreja. O dono do restaurante, ganha em entreter mais seus clientes e com isso maior fidelização. O ganho com a atividade não foi gerado diretamente com ela, mas sim com os benefícios de se ter uma sonorização profissional em seu estabelecimento ou evento. Por menor que seja.

Quando é importante a presença de um técnico em mixagem profissional, o promotor do evento deve compreender que o técnico de mixagem precisa se dedicar a função. Não faz sentido tentar fazer com que este profissional seja também o responsável pela instalação do sistema, pois este acumulo de atividades pode representar um trabalho de mixagem deficiente e acabar com o evento se algo sair errado.

Por conta desta situação, neste mercado não é raro, uma banda já com certo desempenho, contratar seu próprio técnico, pois assim o trabalho se torna personalizado, exatamente suprindo as necessidades daquela banda, grupo ou artista.

Desta forma podemos dizer que o técnico de mixagem tem sempre espaço para atuar, seja como profissão, seja apenas como uma atividade de auxílio a outra que ele desempenha. Mas sempre haverá demanda e benefícios diretos ou indiretos.

Como nos tornamos um bom técnico de mixagem?

Nos tornamos bons (boas) ténicos (as) de mixagem, quando entendemos que precisamos nos dedicar a teoria e a aplicação desta teoria na prática. Estamos acostumados a ver a palavra teoria como algo ruim, chato. Na verdade a teoria nada mais é do que a prática registrada na forma de conhecimento.

Estudamos algo de maneira teórica primeiro para podermos aplicar o conhecimento de forma mais acertiva. Para passarmos por menos problemas do que as pessoas que vieram antes de nós. Então sim. Para sermos bons técnicos de mixagem, precisamos estudar conceitos teóricos sim, como acústica, música, noções de eletro eletrônica, dentre outros assuntos.

Mas realmente não adianta nada se não aplicarmos esta teoria. Por isso aos iniciantes sempre buscar oportunidades para praticar, mesmo que com baixo ganho financeiro, ou até nenhum ganho. Para os veteranos, continuar consistente em buscar novos clientes.

Por falar em formação, temos duas sugestões para lhes passar, a primeira é um presente. Uma apostila que deixamos também disponíveis em outros links e nosso site, mas você pode baixar ela clicando aqui. Esta apostila é de um profissional do ramo, que não se identificou e permite a distribuição dela a vontade, desde que não seja vendida, mas sempre ofertada de forma incondicional. Ele produziu ela pensando na sonorização de Igrejas, porém se aplica todas as situações onde é necessário o audio profissional.

Agora para você que deseja investir com mais força nesta atividade, e perceba que não estou falando somente para aqueles que querem ter a mixagem como profissão principal, mas também todos aqueles que tem envolvimento com o som de suas organização, sejam empresa, Igrejas, associação comunitária, dentre outras. Apresentamos o curso Fórmula de Mixagem.

Apesar deste curso abordar assuntos relacionados a mixagem em estúdio, consideramos ele, como sendo o mais completo do Brasil, pois te leva a dominar todos os conceitos relacionados a mixagem, que por consequência te torna um especialista no assunto, tanto para aplicações em estúdio como aplicações ao vivo.

O Fórmula de Mixagem é o resultado de mais de 17 anos de experiência condensado em vídeos didáticos abordando assuntos estratégicos na arte da Mixagem de forma prática e musical para entendimento super fácil. Você não precisa ser um cientista para fazer uma boa mixagem, você precisa apenas gostar de música. É um curso que aborda desde os primeiros passos na mixagem, passando por vários níveis até chegar aos módulos avançados, São mais de 48 horas de materiais já gravados, e constantemente atualizados para você ter sempre o melhor conteúdo, com o que tem de melhor nesse universo do áudio. Você ainda conta com o melhor suporte de cursos desse gênero, participando de uma comunidade privada com vários profissionais buscando o mesmo objetivo que você. Muitos de nossos alunos em pouco tempo tornam-se experts e acabam ajudando novos alunos também em nosso grupo privado. Sem dúvidas o FM é o melhor investimento hoje nessa área no Brasil. Você não vai encontrar nada parecido no mercado.

Jorge – Som Binário.

Clique aqui ou na imagem a seguir para seguir para a página do curso e conhecer mais e os planos de matrícula.

Acompanhe também nossa página no facebook e receba nossos artigos em primeira mão.

Robson Oliveira. Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *