Publicado em Deixe um comentário

Mas o que é Fingerstyle ?

Olá.

Hoje venho trazendo um artigo sobre uma habilidade que é muito importante para o(a) músico(a) profissional que tem como instrumento principal o violão, mas também é uma habilidade que pode ser desenvolvida por todos que tocam ou desejam tocar violão.

Esta habilidade ou técnica é chamada de Fingerstyle, que pode ser aplicada em qualquer gênero musical.

Se procurarmos videos de exemplo no youtube, já tem milhares, tamanha é a beleza e popularidade da técnica.

Mas qual a definição para Fingerstyle ? O que é Fingerstyle ?

Fingerstyle é uma técnica que consiste em fazer a base e o solo ao mesmo tempo no violão. Não se limita somente as cordas, pois são explorados também os recursos percusivos do instrumento.

Mas o recursos percussívos no violão ? Isso mesmo, os recursos percussivos. Se você der pequenos “cocões” na caixa de ressonância de seu violão, verá que é possível tirar diferentes sons em cada parte. E esta característica também é explorada nesta técnica.

Fingerstyle, apesar de parecer algo novo, não é bem assim. No violão clássico (ou erudito), tocar a harmonia e a melodia já é algo comum. Pianistas e tecladistas já pensam desta maneira também. Lógico que em se tratando de unir percussão, no piano ou no teclado não é algo que acontece, a não ser é claro a própria percussão programada nos teclados arranjadores.

Fingerstyle é portanto uma técnica que torna o violão um instrumento capaz de fazer melodia, harmonia, baixos e ritmo ao mesmo tempo.

Esta técnica de dedilhado, veio do alaúde e da vihuela, primos distantes do violão e também da viola caipira, ao qual citamos em um outro artigo nosso de algum tempo atrás.

Há várias curiosidades desta técnica, mas uma delas foi a forma que as pessoas eram “hipnotizadas” por ela, quando, na década de quarenta as pessoas ouviam no rádio, Chet Atkins um famoso guitarrista e produtor musical. Ele tocava e as pessoas achavam que havia pelo menos dois guitarristas na emissora de rádio. Porém não era bem assim. Era somente ele.

Ele havia na época apresentado esta nova técnica que também era chamada de thumbpicking ou fingerpicking.

Seu trabalho influenciou guitarristas famosos como Mark Knopfler , George Harrison, Earl Klugh, dentre outros.

Andres Sogovia, também foi outro importante músico a utilizar esta técnica.

Esta técnica foi aperfeiçoada por guitarristas e violonistas de Blues e Country, sempre criando no ouvinte a sensação de vários guitarristas ou violonistas tocando simultaneamente.

Hoje as performances tem evoluido muito, a complexidade tem aumentado e vemos isso a todo tempo se procurarmos por videos na internet. É uma bela mistura de percussões sobre os instrumentos com dedilhados e bases simultâneos, bem como a exploração dos graves.

Muitos violonistas estão usando o Fingerstyle. Podemos assistir muitas referências no Youtube como Andy Mckee, Antoine Dufour, Jon Gomm, Daniel Padim, Sungha Jung, Luca Stricagnoli e vários outros. Por falar em Luca Stricagnoli, dá uma conferida nessa performance a seguir:

Fingerstyle, não se trata de apenas mudança de afinação e fazer pecussão, mas como já falamos e reforçamos, visa a execução de base e solo em um único instrumento adicionando os detalhes que o músico deseja.

Tommy Emmanuel, violonisca Australiano muito conhecido por utilizar esta técnica, não tende a usar muitas afinações diferentes. As vezes ele muda a finação da sexta corda para ré e a quinta para sol, ou afina todas as cordas em 1 tom ou meio tom abaixo. Veja uma de suas performances a baixo:

O que fazer para aprender ?

Não se preocupe, para aprender esta técnica, não é necessário já ter que se preocupar em mudar a afinação de seu violão, ou se desesperar porque não esta conseguindo executar a percussão enquanto toca.

Comece com a afinação padrão e busque tocar o solo e a base ao mesmo tempo. No youtube você já encontra muitas dicas para iniciar os treinos. Sempre treine apenas com os dedos, nada de palhetas.

Percussão e outras variações, você vai inserindo aos poucos a medida que for ficando mais divertido. Exatamente isso, treinar fingerstyle é e deve ser algo divertido, pois é uma técnica que eleva sua criatividade.

Não pare de treinar e estudar. Você verá que todo dia terminará com algo novo aprendido e isso será empolgante.

Muitas pessoas se dedicam ao Fingerstyle, mas se assustam por ver mais complexidade nas músicas de artistas conhecidos por esta técnica, como os que já citados Tommy Emmanuel e Luca Stricagnoli. Mas não é bem assim. Treinar fingerstyle é estudar cada técnica separadamente e depois unir tudo. A persistência vai com certeza levar ao sucesso e isto vai gerar uma sensação enorme de satisfação, de vitória, que provavelmente fará você se apaixonar por esta técnica.

Para te ensinar Fingerstyle te apresentamos também o Guia Violão Fingerstyle do Zero, método desenvolvido pelo Professor Pernambucano, natural de Caruaru Geymyson Lima.

Com a experiência de mais de 6 anos de estudo e ensino da técnica, vai entregar em suas mãos um método inovador que vai destravar qualquer dificuldade que você possa ter ou pensar que tem para aprender Fingerstyle.

O objetivo dele é compartilhar com o maior número de pessoas possível no Brasil o ensino desta técnica belíssima. Por isso o custo do investimento será inacreditavelmente reduzido. Clique aqui ou na imagem a seguir e conheça !

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *