Publicado em Deixe um comentário

5 passos para a sua pré-produção musical

Hoje home estudios estão ficando cada vez mais comuns, muitos montam equipamentos inclusive em suas próprias casas, dignos de alta qualidade. No entanto para realmente gravar um trabalho com excelência, somente em um estúdio profissional.

O problema que estúdio se paga por hora. E por isso deve-se tomar certos cuidados antes de colocar os pés dentro dele.

Gravar suas músicas é um grande passo, mas também um desafio, principalmente ser for a primeira vez que você esta tendo esta experiência.

Desta forma vários cuidados podem ser tomados antes da prática no estúdio de gravação. Isso vai ajudar a otimizar os custos de produção e também ajudar muito no resultado final da gravação.

Vale a pena tratar diretamente com o dono do estúdio para que ele ajude a você a tomar estes 5 cuidados que vamos tratar neste artigo.

1. Encontre as BPM das suas músicas

Procure saber qual o número de batidas por minuto de cada uma de suas músicas. O ideal é que isto seja feito com toda a banda tocando e nos ensaios, antes de chegar na fase de estúdio.

O próximo passo já será favorecido por este primeiro, pois fazer as guias da música, depende de se saber os BPMs.

2. Faça guias das músicas

Guias são versões simplificadas das músicas, pode-se ver semelhanças com as demos, mas no caso das guias, não é normal utilizar baterias nestas versões.

Aliás geralmente não tem a bateria e demais percussões, para que seja mais eficiente gravar a bateria e outras percussões, seguindo o tempo já definido no passo anterior.

3. Ensaie com as guias!

As guias também vão servir para o ensaio, o ideal é que todos treinem com as guias, para que na hora de chegar no estúdio, haja pouca necessidade de repetir e com isso a perda de tempo.

É difícil toda a banda ensaiar com a guia ou seguindo o metronomo. (Na verdade isso é muito chato).Se estiver difícil para todos ensairem com as guias, voltamos ao baterista. Procure incentivar o baterista a treinar com as guias no tempo certo. Para isso o metrônomo.

4. Ensaie também com o metrônomo

Por mais chato que possa parecer, ensaiar com um metrônomo, jamais pense que é algo inútil.

Não é inútil.

Antigamente a gravação era feita “na unha”, ao vivo, sem condição de grandes edições e muito mesmo em pistas separadas.

Hoje é quase tudo editável. É possível gravar em várias pistas, ou seja, violão, guitarra, bateria, vocal, etc. E isso é necessário para se obter um resultado melhor.

Assim, treinar com um metrônomo é algo muito importante, pois é dessa forma que conseguimos que cada integrande da banda ao tocar separado, esteja tocando dentro do tempo certo. O que faz com que haja menos retrabalho no estúdio de gravação.

5. Ensaie, ensaie e ensaie e depois ensaie mais !

Você é um músico, seu colegas também são músicos, e ser músico significa desenvolver uma arte. Logo a repetição é algo intrínceco a vida de um músico. Não há motivos para “ensair mais ou menos”.

Não existe banda boa com pouco ensaio. Tudo que queremos fazer na vida, para atingir a excelência, deve ser com treino, esforço e na música não é diferente. Ensaios frequentes também são benéficos para o entrosamento da banda.

Com ensaios constantes, a música que você ou vocês desenvolvem vai sempre evoluindo, trazendo a admiração de cada vez mais fãs.

Ensaios constantes por consequência também vão mostrando as imperfeições. Com ensaios consistentes, os músicos adquirem uma fluencia musical tão grande que em alguns caso chegam a sentir que a melodia tem vida própria.

Assim não deixe de lado esta parte essencial do processo de gravação como um todo. O resultado de uma pré-produção é duplo, pois une economia de dinheiro e tempo com um resultado final próximo da perfeição.

Você já gravou seus primeiros trabalho ? Antes da gravação já pensou na pré-produção ? Compartilhe conosco as suas experiências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *