Publicado em Deixe um comentário

O ABC dos mestres de bateria de escolas de samba.

Os mestres de bateria de escolas de samba usam vários termos para orientar os músicos e dar o rítmo da bateria.

Neste artigo vamos te apresentar os principais termos utilizados pelos mestres de baterias.

Andamento

Este termo representa o número de batimentos por minuto (bpm). É como o número de batimentos por minuto do coração humano. Este termo é usado para medir o andamento musical.

A bateria é mais cadenciada quando tem um bpm mais lento, entre 140 a 145 bpm (batidas por minuto) e é chamada de mais acelerada quando este bpm esta por exemplo entre 146 e 152. Isto não é uma regra, pois a velocidade pode ser ainda maior, ou mais lenta. Tempende da criatividade dos compositores e mestres. Estas batidas são aferidas através de um aparelho chamado metrônomo, velho conhecido de todos nós músicos.

Apagão

Apagão acontece quando a bateria para de tocar totalmente permitindo que todos os integrantes da escola cantem o enredo a capela. As vezes até a plateia canta junto. A bateria retorna após um planejado espaço de tempo. Ivo Meirelles em 2012, introduziu esta novidade na organização musical do desfile da Mangueira. Na época a escola cantou o enredo durante um longo período de pausa. Isto foi muito elogiado naquele ano.

Batimentos por minuto (BPM)

É a velocidade rítmica que leva em conta a velocidade das batidas do coração por minuto.Como já falamos as batidas por minuto são aferidas com o uso de um metrônomo.

Equalização

Este termo define as ações que devem ser feitas para que todos os instrumentos e as vozes sejam escutadas em harmonia de forma proporcional e agradável ao ouvido das pessoas. Em uma Escola de Samba o resultado deve estar ligado a empolgação, a energia. É por isso que hoje as baterias de escolas de samba tem uma proporção certa de tipos de instrumentos.

Metrônomo

O metrônomo é como um tipo de relógio em que reproduz batimentos, este batimentos servem para aferir o rítmo de músicas e outras aplicações. Hoje smartphones têm aplicativos que fazem a função do metrônomo tradicional. Na escola de samba o diretor musical fica com o aparelho, para poder “sentir” a contagem do tempo ou andamento e manter este andamento durante o período de desfile.

Mapa de bateria

Cada mestre ou diretor de bateria define como os músicos e os instrumentos são dispostos no desfile, com o objetivo de obter o melhor resultado possível.

Cada bateria define sua disposição, apesar de que este posicionamento segue determinados padrões lógicos. Não há como mudar tanto as coisas.

Naipes

Este termo é muito utilizado em orquestras, onde cada naipe agrupa determinado tipo de instrumentos. Temos os naipes de cordas, o naipe dos metais, o das percussões. Na bateria de escola de samba, a palavra designa determinados instrumentos, como naipe dos tamborins, naipe dos surdos, , das caixas, das cuicas, etc.

Paradinha

Paradinha, breque, bossa (mais usado hoje), convenção. É um recurso que foi introduzido por José Pereira da Silva, mais conhecido como hoje o saudoso Mestre André. Consiste em parar por alguns segundos a bateria e depois retornar no mesmo rítmo. Uma das versões que fala sobre a criação deste recurso, foi que um pequeno acidente, Mestre André escorregou e caiu na Avenida, gerou uma reação já combinada com os integrantes de pararem de tocar. Quando isso aconteceu, rapidamente Mestre André se levantou em um rodopio e apontou para um músico com um repinique, que ao reiniciar, comandou toda a bateria no mesmo rítmo anterior. Se foi realmente isso que aconteceu, o momento deve ter sido muito empolgante. Seja paradinha, breque, bossa ou convenção… todas elas são intervenções no meio do samba quando se está em um ritmo constante.

Paradinha hoje tem sido mais chamada de bossa pelos ritmistas.

Virada

É uma finalização. Um termo utilizado para finalizar a bateria durante um desfile.

Cada profissão possui seus jargões e na condução de uma bateria de escola de samba não é diferente. Se trata de uma apresentação única por ano, salvo quando ocorre o desfile das campeãs para algumas escolas de samba. No entanto é um ano inteiro de ensaios e mais ensaios.

O que achou ? Conhece outros termos ? Já ouviu termos diferentes ? Compartilhe conosco ?

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *