Publicado em Deixe um comentário

Como classificar os instrumentos de percussão ?

A música é uma linguagem universal, e seu desenvolvimento começou com o desenvolvimento da percussão. Isso mesmo, a percução é a origem de tudo. Já ouviu aquele expressão de que algo é do tempo dos homens das cavernas, pois é, a percussão realmente é deste tempo. É comum serem encontrados em campos arqueológicos indícios disto, como pinturas rupestres que retratam pessoas em torno de um tambor ou oalgo parecido, além de objetos rudimentares que poderiam exercer a função de percussivos.

Mas o que é um instrumento de percussão ?

Instrumentos de percussão, são instrumentos em que a produção sonora se dá através de batidas, agitação ou raspagem, podendo serem executados com auxílio de baquetas ou diretamente sem as baquetas, usando as mãos e até os pés.

Podemos dizer que os instrumentos de percussão, são o grupo de instrumentos mais variados que existem. Talvez pela suas características ancestrais, talvez pelo fato de em muitos casos fáceis de se fabricar, não há como precisar o motivo, estes instrumentos tem as mais variáveis formas, aplicações, tamanhos, etc. É uma biblioteca criativa sonora. Quando achamos que já conhecemos todos os tipos, nos surpreendemos com mais novidade. A variedade é tamanha que apesar da maioria ter função rítmica, existem percussivos que possuem função melódica e harmônica, como xilofones, metalofones, kalimbas, etc.

Percussão é algo tão presente, que mesmo sem o uso de instrumentos musicais propriamente ditos, já podemos ter percussão rítmica. Um batuque com as mãos sobre uma mesa, o estalar de dedos, lembra das máquinas de escrever, pois é, dá para gerar som com elas também. E as panelas de nossas mães ? Você também já destruiu algumas imaginando estar tocando uma bateria ?

Classificação dos Instrumentos de Percussão

Esta ai um grupo de instrumentos musicais que precisam ser classificados com calma. Muitas vezes um instrumento tem características de mais de um grupo. A primeira diferenciação entre eles é se eles podem produzir sons afinados ou não. Outra forma de classificação é por forma de execução, que pode ser por batidas, agitação ou ainda atrito. E ainda podem receber classificação pelo elemento produtor do som e neste caso podem ser classificados idiofônicos, membranofônicos ou ainda por cordas percutidas.

Um Xilofone por exemplo é um instrumento idiofônico, percutido (batidas) de altura definida (produz sons afinados). Um taiko por sua vez é um instrumento membranofônico, também percutido, mas com altura indefinida (não afinado).

Então vamos explicar melhor estas classificações:

Definição do Som

Esta classificação nos diz se o instrumento produz sons afinados que podem se traduzir em harmonia e melodias, ou não. Chamamos respectivamente de altura determinada ou altura indeterminada.

Altura Indeterminada

A maioria dos insrtrumentos de percussão estão classificados desta forma, pois tem função puramente rítmica e por isso não produzem sons afinados, usando outras palavras, eles produzem notas com alturas que não podem ser determinadas. Quando usamos o termo altura, estamos nos referindo a notas musicais e não a intensidade do som. seus sons têm duração muito curta, seja por possuírem uma grande quantidade de parciais não harmônicos, ou ainda porque produzem variações aleatórias de altura ao longo de sua duração. Isso faz com que acompanhem bem, sem interferir na harmonia (sem que seus sons sejam percebidos como desafinados), canções compostas em qualquer tonalidade. Dentre os milhares de instrumentos nesta categoria, podemos citar, o agôgo, afoxé, carrilhão, tambores dos mais diversos tipos, jamblocks, etc.

Altura Determinada

Neste caso os instrumentos produzem sons com altura determinada, ou seja, produzem sons afinados em notas específicas obedecendo a série harmônica. Muitos possuem diversos componentes com afinações sequenciais e distintas, como por exemplo, xilofones e timbales, outros permitem a variação da afinação como um tímpano.

Forma de Execução

Percussão ou batidas

São instrumentos quem tem como base a execução por impacto sobre ele, onde a região de impacto por ser uma pele, uma corda, ou mesmo o corpo dele.

A percussão pode ser executada com baquetas, com martelos, com as mãos, ou ainda o próprio corpo do instrumento como claves e castanholas.

Agitação

Instrumentos cuja execução depende da agitação, com as mãos ou outro meio, de todo o instrumento, como o caxixi, ganzá, maracas e chocalhos.

Atrito

Instrumentos em que a produção do som depende do atrito ou fricção. Este atrito pode ser realizado com baquetas (como no reco-reco e no guiro), com um pano úmido (cuíca) ou com uma rede de contas, como o xequerê e o afoxé.

Por Elemento Produtor de Som

De acordo com uma classificação chamada Hornbostel-Sachs, que hoje é a mais difundida no mundo, os instrumentos são classificados de acordo com o instrumento que vibra para produzir o som. Entre os instrumentos de percussão, estes podem ser classificados como idiofônicos, membranofônicos e de cordas percutidas.

Esta classificação foi criada em 1914 por dois músicos chamados Erich Moritz Von Hornbostel (Austriaco) e Curt Sachs (Alemão).

conheça os principais instrumentos de percussão

Exemplo de instrumentos de percução idiofônicos:

Nestes instrumentos é a vibração de todo o instrumento musical que produzirá som. Exmplos:

  • Agogô; afoxé; bloco sonoro; carrilhão; castanhola; caxixi; chimbau; chocalho; ganzá; pratos; reco-reco; sino; sinos tubulares; triângulo; xequerê

Nos membranofones percutidos, o som é produzido por uma membrana esticada, tal como uma pele, tecido ou membrana de material sintético. Exemplos:

  • Atabaque; bateria; bongô; caixa de guerra; caixa clara; cuíca; pandeiro; repinique; rebolo; surdo; tantã; tamborim; tímpano; tom-tom; zabumba.

Cordas percutidas

Nesta categoria temos uma variação curiosa, pois os instrumentos que encontramos aqui, podem gerar “estranhesa” . Alguns exemplos de instrumentos de percussão de cordas percutidas são: piano e violão. Como ?! Violão e piano ? Como assim ?

Calma, é simples. Estes instrumentos são realmente classificados como teclas e cordas naturalmente, porém, lembra-se que falamos que “no mundo da percussão” temos muitos instrumentos diferentes ? Pois é, considerando que um violão pode ser tocado percutindo as cordas, ou seja, batendo. Então o violão pode sim ser um instrumento de percussão nesta categoria. Um instrumento de som com altura determinada e do tipo de cordas percutidas. O piano também segue uma linha semelhante, pois seu mecanismo de teclas ao final tem um conjunto de batedores ou pequenos martelos que batem sobre cordas afinadas em várias notas e oitavas. Com isso podemos perceber o quanto é rico o meio da percussão na música.

Observe no video a seguir, o casal OverDrive Duo tocando uma Musica de Michael Jackson, onde ela usa um contrabaixo como instrumento de percussão e ele algumas vezes usa a guitarra da mesma forma, apesar de também tocá-la vibrando as cordas como é a forma tradicional:

Só um comentário, confira os videos deles, são muito legais, se possível inclusive se inscreva no canal deles também. Vale a pena.

Mas ainda podemos citar outros instrumentos como por exemplo o berimbau que possui um arame, considerado corda, que é tocado geralmente com a percussão de uma vareta de bambu.

Você já pensou nos instrumentos de percussão destas maneira ? Já conhecia estas formas de classificá-los. Tem comentários sobre o artigo. Fique a vontade.

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *