Publicado em Deixe um comentário

Os cabos de Audio

O mundo quer se tornar wi-fi, wireless. Nada de fios, tudo conectado.

Temos que admitir, esta realidade ainda não é 100% possível. Você ainda vai ter que usar cabos por muito tempo em várias situações, incluindo em seu estúdio, seja ele improvisado, home ou profissional.

Além disso, em nossas montagens sempre teremos momentos em que será necessário usar equipamentos mais antigos e até equipamentos bem mais antigos e analógicos. Cabos serão inevitáveis.

O cuidado e a boa escolha dos cabos representam muita diferença tanto nas gravações em estúdio como nos ensaios e apresentações.

Segue então nosso guia sobre cabos de audio, para te ajudar a escolher e manter seus cabos.

A diferença entre cabo de áudio analógico e digital 

Para começar vamos definir a diferença entre cabos de audio analógiocos e cabos de audio digitais.

Os dois tipos de cabos transmitem informações de audio é claro, porém a diferença é que o analógico transmite sinais elétricos variáveis proporcionalmente às ondas sonoras originais. Já os cabos digitais são feitos para transmitir sinais binários (zero ou um).

Cabos balanceados e não balanceados 

Vamos a primeira de todas as dúvidas quando o assunto é cabo de audio:

O que são cabos balanceados e não balanceados ?

  • Cabos Não-balanceados são menos resistentes a interferências de radio frequências e ruidos vindo por exemplo da rede elétrica comum. Se você olhar um cabo não balanceado cortado, apenas verá dois fios dentro do isolante do cabo, ou seja o positivo e o negativo ou terra. Geralmente nos cabos de audio o poditivo é um fio devidamente encapado e uma malha externa que é envolvida pela capa externa do cabo.
  • Cabos Balanceados tem a função de cancelar as interferências já citadas acima. Neste caso teremos um fio condutor positivo, o fio negativo e envolvendo eles uma malha que faz o aterramento. por outro lado são projetados para cancelar essas interferências e hums elétricos. Eles fazem isso com a ajuda de um fio adicional dentro – então dois fios condutores e um fio terra. Com a ajuda desse segundo fio, os dois fios eliminam o barulho.

Conexões balanceadas e não-balanceadas

Outra dúvida muito comum é se cabos balanceados sempre fazem conexões balanceadas.

mixer_backpanel_900x356

A resposta é não! Não porque para que haja o balanceamento, todos os pontos do circuito devem estar balanceados. Isso significa que a saida do equipamento que você esta utilizando, os cabos e a entrada do mixer por exemplo, devem ser todos balanceados.

Isso significa que uma conexão de uma guitarra não será balanceada, simplesmente porque a guitarra não é na grande maioria dos casos. Quando a guitarra é ligada em um cubo e este cubo possui uma saida balanceada, ai sim você consegue ter um sistema balanceado.

Então o equipamento é balanceado quando:

Possui entradas e saidas XLR, ou outro tipo de conexão que contenha o positivo, o negativo e o terra (hot, cold and ground) e claro, quando o manual do equipamento afirma isso.

Qual a importância disto ?

O primeiro motivo é exatamente para garantir a qualidade do audio, pois no sistema balanceado a menos perda de sinal, além de menos ruidos. Isso é especialmente importante nas gravações.

Cabos balanceados são então praticamente uma obrigação, quando se tem um sistema balanceado.

Agora, caso você não tenha equipamentos balanceados, procure ter o mínimo de cabos. Nada de cabos longos, pois isto vai favorecer às interferências e ruidos.

Não há um padrão realmente definido, mas para sistemas não balanceados, tente ter o máximo de cabos com medida não extrapolando os 1,8 mts.

Tipos de Cabos de Áudio 

Vamos agora explorar as características dos pricipais tipode de cabos de audio.

Cabos analógicos

Cabos XLR

Cabos XLR devem ser sempre cabos balanceados, eu disse devem, porque há casos de fabricantes que usam condutores não balancados com conectores XLR. Isso parece ser algo estranho, mas acredite, tem fabricante que faz isso sem informar o cliente. Lógico que o problema não é vender um cabo com conexão XLR sem ser balanceado, mas sim vender um cabo deste sem informar o cliente.

Print

Cabos XLR geralmente são usados para conectar:

  • Microfones
  • Alto-falantes
  • Sistemas PA
  • Instrumentos equipados com conexões XLR
  • Etc.

Cabos TRS

TRS (Tip-Ring-Sleeve) são conectores que possuem 3 fios por dentro (2 condutores e 1 terra), são cabos balanceados também. Existem mixers com conexões para este tipo de cabo que muitas vezes são confundos como não balanceados. Observe que neste caso o que muda é penas o formato do conector, mas a função é a mesma.

Print

Cabos TRS podem ser balanceados ou desbalanceados. Por exemplo quando temos um cabo deste em um fone de ouvido stereo, já podemos considerar que é uma aplicação desbalanceada, pois neste caso a malha é o negativo comum aos dois canais do sistema, onde um dos fios é do canal esquerdo, o outro fio do canal direito e por fim a malha como o polo negativo.

Explicando melhor .

Cabos TRS (popularmente conhecidos como P10 stereo, P2 Stereo, P1 Stereo) serão balanceados quando você os usa como cabos mono entre dispositivos balanceados. É quando você usa um par deles, um para o canal esquerdo e um para a direita. Dessa forma, em cada cabo, um dos fios do condutor será para o sinal e o outro ajudará a cancelar o ruído.

Quando você usa um único cabo TRS em estéreo (esquerda e direita juntos no mesmo cabo), Ambos os fios do condutor serão usados para o sinal. Um fio irá transportar o sinal esquerdo e o outro fio o sinal direito. Portanto, não há fio para o cancelamento de ruído. Este será um cabo não balanceado.

Cabos TS

Conectores TS (popularmente conhecidos como P10 Mono, P2 mono, P1 mono)) (Tip-Sleeve) são sempre não-balanceados. Eles possuem apenas um condutor e um terra.

Print

Cabos TS são também mono. Eles são úteis para equipamento que possui saída mono: guitarras, pedais de efeitos mono, etc.

Como não são balanceados, busque sempre cabos o mais curtos possível.

Cabos RCA

Conectores RCA geralmente são usados em pares pois conectam dispositivos stereos. Suas cores básicas são o vermelho e o branco, sendo o vermelho para o direito e o branco para o esquerdo.

cableguide_rca_b

Cabos RCA são similares a cabos TS. Cada cabo RCA tem 1 condutor e 1 terra. Isso significa que são sempre não-balaceados.

Então a mesma dica se aplica: mantenha eles o mais curtos possível.

Os conectores RCA são geralmente usados para conectar CDjs, toca discos, mixers, até tape decks e outros dispositivos.

mixer_rca900x470

Cabos digitais

Cabos digitais são mais encontrados em home studios, nas conexões entre as interfaces e computadores. E é bom lembrar que apesar de muitos falarem que cabos digitais não são sensíveis ao comprimento, não espere isto, pois sim, cabos muito longos podem também apresentar falhas.

Cabos MIDI

Cabos MIDI são usados para sincronizar e comunicar instruções entre o equipamento. São cabos que ao invés de transmitir sinais de audio, transmitem instruções, como por exemplo de um teclado arranjador para um computador. Ou o módulo de uma bateria eletrônica para um computador. Claro que o computador precisa ter um interface instalada.

Print

Cabos USB

Cabos USBs têm basicamente a função de conectar de forma mais eficiente dispositivos a um computador e/ou interface. Eles transmitem sinais digitais em formatos específicos de cada tipo de dispositivo e softwares embarcados. Hoje existem inúmeros dispositivos do meio musical usando este tipo de conexão. Podemos citar mixers, contorladores, teclados, sintetizadore, módulos de efeito, dentre muitos outros.

Print

Eles fazem a troca de informações entre equipamentos e computadores. Os cabos USB também podem transportar informações MIDI.

Converter Não-balanceado para Balanceado

Muitas vezes é necessário baancear um sitema. Isso é muito comum, quando queremos que instrumentos musicais como violões, guitarras e baixos sejam balanceados, ou ainda porque o mixer esta muito longe do palco por exemplo.

A forma mais prática de fazer isso é usando um aparelho chamado direct box, ou DI Box.

Este aparelho pode ser na versão passiva, onde apenas faz o balanceamento, mas também pode ser ativo, onde possui uma fonte de energia e com isso dá um reforço no sinal que for aplicado nele.

Mas a principal função do aparelho é reduzir o sinal, para equipamentos não balaceados poderem ser usados em entradas balanceadas, reduzir ruidos e também permitir o uso de cabos longos.

Espero que este artigo tenha ajudado no domínio dos principais conceitos que envolvem os cabos de audio.

Agradeço se você deixar um comentário para melhorarmos o conteudo do artigo sempre.

Robson Oliveira. – Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *