Publicado em Deixe um comentário

Como cuidar e conservar seus instrumentos de sopro.

Neste artigo vamos destacar os cuidados que devemos ter com instrumentos musicais de sopro. Muitos destes cuidados são extensivos aos demais instrumentos.

Vamos lá !

Dicas Gerais

  • Mantenha seu instrumento no estojo quando ele não estiver em uso;
  • Não deixe seu instrumento no carro; o calor interno, quando o veiculo esta estacionado pode simplesmente inutilizar seu instrumento em alguns casos;
  • Se você precisar deixar seu instrumento em condições precárias, deixe-o no estojo, pois ele ajuda a manter as condições climaticas de conservação de seu instrumento;
  • Se possível faça uso de um sistema de umidificação no estojo de seu instrumento musical. A umidade ideal para instrumentos de sopro do tipo madeira por exemplo varia entre 40% e 60%. O fabricante importador geralmente da a informação precisa para seu instrumento musical;
  • Nunca toque um instrumento frio! Mudanças repentinas de temperatura são uma das principais causas de rachaduras. Procure deixar ele fora do estojo por algum tempo antes de começar a tocar. Esta dica é válida quando você estiver tocando em locais que são muito frios, ou muito quentes.
    Instrumentos de sopro

Instrumentos musicais de sopro (metais) são desenvolvidos para serem tocados nas mais diferentes condições climáticas, já que seu uso é sempre visto em bandas marciais. As bandas marciais geralmente tocam em diversas condições climáticas, logo os instrumentos precisam “aguentar” usos variados. Devido ao contato constante com a saliva do(a) músico(a), os instrumentos precisam ser constantemente esvaziados e lubrificados, em especial as lubrificações devem acontecer nas válvulas, rotores e slides.

Instrumentos de sopro (feitos em madeira) – clarinete, clarinete baixo, oboé, fagote, trompa inglesa, etc.

Aqui estamos falando sobre os cuidados adicionais que se deve ter com instrumentos de sopro que possuem corpo em madeira. Na categoria madeira, incluimos por exemplo todos os instrumentos que fazem uso de palhetas, mesmo que seus corpos sejam de metal, porém aqui estamos falando dos que tem corpos de madeira.

Estes instrumentos de sopro são geralmente feitos de espécies muito densas de madeiras, como a granadina ou o pau-rosa. Embora, de alguma maneira, a densidade da madeira ajude na durabilidade, esses instrumentos ainda são afetados por mudanças no clima. Se tocados quando frio, o interior começa a aquecer mais rapidamente do que o exterior. Isso cria um efeito de cunha à medida que a madeira em expansão empurra para fora. Se encontrar um ponto fraco, como a madeira mais fina da borda do orifício ou uma falha natural na madeira, a madeira externa rachará para abrir espaço. Essa é uma das razões pelas quais você nunca deve tocar um instrumento frio.

Lubrificar os orifícios duas vezes por ano manterá a flexibilidade da madeira, de modo que é menos provável que ela rache ao mudar naturalmente de “forma”.

Umidificar o estojo é uma boa idéia e os estojos rígidos são melhores na vedação, ajudando a manter as condições ideais para o seu instrumento. Se você possui um instrumento de ABS (plástico) ou resina, os efeitos do clima geralmente são menos extremos.

Instrumentos de sopro de metal e plástico – saxofones, flautas, etc.

Instrumentos de sopro de metal aguentam melhor as mudanças de temperatura. No entanto, a umidade é inimiga da maioria dos instrumentos de sopro. Os músicos lutam diariamente, limpando seus instrumentos depois de tocar e esvaziando as chaves d´agua durante a performance. No caso de clima frio, a condensação extra que se acumula é absorvida pelas sapatilhas e pode atrapalhar na vedação das teclas.

Sapatilhas úmidas também favorecem o crescimento de fungos, o que pode ser uma grande preocupação para a saúde dos músicos. Além disso a maior parte do adesivo usado para fixar o material das sapatilhas ao seu instrumento também é afetado pelo clima e pode se tornar quebradiço. Se isso acontecer, é provável que as sapatilhas dos instrumentos caiam.

Desta forma vale a mesma dica. Quando não em uso, armazene seu instrumento dentro de um estojo climatizado.

Se mantido os devidos cuidados, um instrumento pode durar decadas !

Fale sobre seus cuidados com seu instrumento. Você acrescenta algo no que falamos ? Comente .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *