Publicado em Deixe um comentário

Os Benefícios de se tocar um instrumento musical

VOCÊ PODE IMAGINAR VIVER SEM MÚSICA? EU NÃO ! O FILOSOFO CHINÊS CONFUCIUS DISSE POR MUITO TEMPO QUE “A MÚSICA PRODUZ UM TIPO DE PRAZER QUE A NATUREZA HUMANA NÃO PODE FICAR SEM”. Tocar um instrumento musical tem muitos benefícios e pode trazer alegria para você e para todos ao seu redor. ESTE ARTIGO FORNECERÁ 18 BENEFÍCIOS PARA TOCAR UM INSTRUMENTO (sem uma ordem específica de importância) E CREIO QUE TE INCENTIVARÁ A NÃO DEIXAR DE APERFEIÇOAR SEUS CONHECIMENTOS DE MÚSICA.

Os benefícios

Aumenta a capacidade da sua memória.

Uma pesquisa mostrou que ouvir música e tocar um instrumento musical estimulam seu cérebro e podem desenvolver sua memória. Foi realizado um estudo no qual 22 crianças de 3 a 4 anos e meio receberam aulas de canto ou teclado. Um grupo de controle de 15 crianças não recebeu nenhuma aula de música. Ambos os grupos participaram das mesmas atividades pré-escolares. Os resultados mostraram que pré-escolares que tinham aulas semanais de teclado melhoraram suas habilidades espaço-temporais em 34% a mais do que as outras crianças. Não apenas isso, mas os pesquisadores disseram que o efeito durou a longo prazo.
 
Segundo um artigo da revista on-line The Telegraph, “Novas pesquisas sugerem que tocar regularmente um instrumento altera a forma e o poder do cérebro e o ensino de música pode ser usado em terapia para melhorar as habilidades cognitivas”. Há evidências de que os músicos têm cérebros organizacional e funcionalmente diferentes em comparação aos não-músicos. Se você aprender a tocar um instrumento, as partes do seu cérebro que controlam as habilidades motoras (por exemplo: usar as mãos, correr, nadar, equilibrar etc.), ouvir, armazenar informações de áudio e memória aumentam e se tornam mais ativas. Outros resultados mostram que tocar um instrumento pode ajudar seu QI a aumentar em sete pontos.

Refina suas habilidades de gerenciamento de tempo e organização.

Aprender a tocar um instrumento exige que você realmente aprenda a se organizar e a administrar seu tempo com sabedoria. Um bom músico sabe que a qualidade do tempo de prática é mais valiosa que a quantidade. Para que um músico progrida mais rapidamente, ele aprenderá a organizar seu periodo de estudos e se propor diferentes desafios para trabalhar, fazendo assim o uso eficiente do tempo.

Aumenta suas habilidades em equipe.

As habilidades de equipe são um aspecto muito importante para se ter sucesso na vida. Tocar um instrumento requer que você trabalhe com outras pessoas para fazer música. Nas configurações de banda e orquestra, você deve aprender a cooperar com as pessoas ao seu redor. Além disso, para que um grupo toque bem uma música, cada músico(a) deverá aprender a ouvir uns aos outros e a tocar juntos.

Desenvolve a perseverança.

Aprender a tocar um instrumento exige tempo e esforço, o que realmente ensina paciência e perseverança. A maioria das pessoas não consegue tocar todas as músicas perfeitamente da primeira vez. De fato, a maioria dos músicos precisa trabalhar partes difíceis da música várias vezes seguidas antes de conseguir tocá-la corretamente.

Melhora sua coordenação.

A arte de tocar um instrumento requer muita coordenação motora (olho-mão). Ao ler notas musicais em uma página, seu cérebro deve inconscientemente converter essa nota em padrões motores específicos, além de adicionar respiração e ritmo à “mistura”.

Melhora sua habilidade matemática.

Ler música requer contar notas e ritmos e pode ajudar nas suas habilidades matemáticas. Além disso, o aprendizado da teoria musical inclui muitos aspectos matemáticos. Estudos mostraram que os alunos que tocam instrumentos ou estudam artes geralmente são melhores em matemática e obtêm notas mais altas na escola do que os que não tocam.

Melhora suas habilidades de leitura e compreensão.

De acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music, “Crianças expostas a um programa plurianual de aulas de música envolvendo treinamento em habilidades rítmicas, tonais e práticas cada vez mais complexas, exibem desempenho cognitivo superior nas habilidades de leitura em comparação com as habilidades de crianças não-musicalmente treinadas. Não é surpreendente ouvir resultados como esse porque a música envolve leitura e compreensão constantes. Quando você vê notas em preto e branco em uma página, é necessário reconhecer qual é o nome da nota e convertê-lo para uma posição no seu instrumento musical. Ao mesmo tempo, você também precisa ler em quais ritmos as notas estão organizadas e forçar sua língua a produzir o padrão correto ao cantar.

Aumenta sua responsabilidade.

Tocar um instrumento vem com suas responsabilidades. Manutenção e cuidados são muito importantes para manter um instrumento em condições de trabalho. Cada instrumento possui procedimentos diferentes para manter o funcionamento adequado, mas a maioria dos instrumentos precisa de limpeza e de algum tipo de lubrificação. Além das responsabilidades de manutenção, há outros aspectos, como relembrar eventos musicais (como ensaios e apresentações) e reservar tempo para praticar.

Expõe você à história cultural.

Muitas vezes, a música reflete o ambiente e os tempos de sua criação. Portanto, você aprende uma variedade de tipos de música, como tradições clássicas, música folclórica, medieval e outros gêneros. A música em si é história, e cada peça geralmente tem seu próprio histórico e enredo que podem aumentar sua apreciação para outras culturas.

Afia sua concentração.

Tocar música sozinho requer que você se concentre em coisas como tom, ritmo, andamento, duração da nota e qualidade do som. Tocar música em um grupo envolve ainda mais concentração, porque você deve aprender não apenas a se ouvir, mas também a ouvir todas os outros e tocar em harmonia com o resto do grupo.

Promove sua auto-expressão e alivia o estresse.

É o seu instrumento, para que você possa tocar o que quiser! Quanto mais avançado você se tornar em um instrumento, maior será a capacidade de tocar o que deseja e como deseja. A música é uma arte – assim como um artista pode pintar suas emoções em uma tela, o músico também pode tocar uma peça com emoção. Isso provou aliviar o estresse e pode ser uma ótima forma de terapia. De fato, a musicoterapia tem sido útil no tratamento de crianças e adolescentes com autismo, depressão e outros distúrbios.

Cria um senso de conquista.

Superar desafios musicais que você pensou que nunca seria capaz de dominar pode lhe dar uma grande sensação de orgulho de si mesmo. Quando você começa a aprender a tocar um instrumento, parece que apenas segurar uma nota por alguns segundos ou atingir um tom agudo é uma conquista incrível. À medida que você pratica e se torna um músico mais experiente, fazer uma música bonita e agradável, não apenas para os seus ouvidos, mas também para os outros, é uma experiência muito gratificante.

Promove suas habilidades sociais.

Tocar um instrumento pode ser uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades sociais. Muitas vezes os amigos que você faz na música se tornam como uma família. É muito comum que as pessoas desenvolvam amizades duradouras por meio de atividades musicais. 

Aumenta suas habilidades de escuta.

Embora seja bastante óbvio, tocar um instrumento exige que você ouça com muita atenção as coisas. Você precisa aprender a ouvir quando está tocando uma nota errada para se corrigir. Afinar seu instrumento significa ouvir se o tom que você está tocando é alto (agudo) ou baixo (grave). Ao tocar em um conjunto, é necessário ouvir a melodia e tocar mais suavemente se você for a parte de apoio (acompanhamento). Existem muitos exemplos para listar todas as possibilidades aqui, mas o certo é que ao tocar um instrumento, você garante a melhoria de suas habilidades de escuta.  

Ensina a você disciplina.

Como mencionado anteriormente, tocar um instrumento pode ser muito desafiador. Uma das qualidades que os músicos aprendem é a disciplina. Praticar com freqüência e trabalhar nas partes difíceis da música, e não apenas nas coisas fáceis e divertidas, exige disciplina. Os melhores músicos do mundo são mestres da disciplina e é por isso que eles são tão bem-sucedidos em seus instrumentos. 

Eleva suas habilidades de desempenho e reduz o medo do palco.

Um dos objetivos de praticar tanto em seu instrumento é para que você possa se apresentar para os outros. Quanto mais você fica na frente das pessoas e se apresenta, mais reduz o medo do palco. Tocar no palco de uma banda ou orquestra ajuda a reduzir o medo do palco. Além disso, estar preparado e realmente saber como fazer sua parte facilita muito a tarefa de se levantar e tocar para uma multidão.  

Melhora o seu sistema respiratório.

Se você tem um bom diretor / tutor musical, deve ouvi-lo dizer-lhe com bastante frequência para “usar mais ar!” O ar é um dos componentes principais para criar uma música com um som maravilhoso. Para tocar qualquer música corretamente, ao tocar um instrumento, você precisará respirar profundamente e aprender a expelir o ar adequadamente para produzir o som desejado. Os exercícios respiratórios são altamente recomendados para músicos e podem realmente fortalecer seu sistema respiratório. Boa respiração ajuda inclusive quando se toca instrumentos que não são de sopro.

Promove a felicidade em sua vida e nas pessoas ao seu redor.

Tocar um instrumento musical pode ser muito divertido e emocionante. Não é apenas divertido tocar músicas que você gosta, mas é maravilhoso ouvir uma platéia aplaudindo. Também pode ser muito honroso e gratificante tocar voluntariamente em sua comunidade local (centros comunitários, igrejas, associações, clubes) e ver a felicidade no rosto das pessoas.  

Conclusão

Como você pode ver, tocar um instrumento musical tem muitos benefícios e espero que o motivem a continuar praticando e sempre mantendo a música em alta. Sempre que você se deparar com desafios como músico, pense nos resultados finais e lembre-se sempre de todas as grandes razões pelas quais você gosta de tocar. Vou deixar você com uma citação inspiradora do saxofonista e compositor de jazz Charlie Parker, que uma vez disse: “A música é sua própria experiência, seus pensamentos, sua sabedoria. Se você não a viver, ela não sairá do seu alcance. . “

Artigo adaptado da publicação da Balgowlah Heights Public School – Austrália – https://www.bhpsband.com/single-post/2019/10/23/Benefits-of-Playing-a-Musical-Instrument

Equipe Sônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *