Publicado em Deixe um comentário

5 Top estratégias de ensino

Neste artigo vamos apresentar cinco estratégias para que você possa usar e desafiar seus alunos.

TECNOLOGIA

Para algumas crianças, a primeira babá foram os telefones dos pais. Você pode encontrar vários aplicativos que ajudam as crianças a aprender a tocar, treinar seus ouvidos, compor e ler músicas.

Segue sugestão de 7 aplicativos bem legais para isto:

Coach Guitar

O Coach Guitar (na Play Store, Lições de Violão – Iniciante) ensina a tocar violão através do visual. Não há aulas, de teoria musical, tablaturas ou cifras. Com ele, o usuário aprende a tocar músicas por meio de vídeos que mostram o instrumento sendo tocado na parte de cima, e na parte de baixo um esquema de como os dedos devem estar posicionados. Na biblioteca de músicas do Coach Guitar há sucessos como Get Lucky, do Daft Punk, Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, Beat It, do Michael Jackson e muito mais.

Chromatik

O Chromatik é um app perfeito para quem não toca um instrumento há muito tempo e precisa de um incentivo para voltar a praticar. O app vem com um catálogo de partituras, cifras e tablaturas para vários instrumentos, como violão, piano, saxofone, violino, flauta, clarinete e muitos outros. Cada música exibe vídeos, letras e uma faixa de referência que sincroniza automaticamente para que você possa começar a aprender a melodia.

Drum Guru

O Drum Guru vem com várias lições para quem toca ou quer aprender a tocar bateria. Todas elas vêm em vídeos que podem ser encontrados para todos os níveis de aprendizado. As lições ensinam a tocar vários estilos de música e vêm junto com transcrições que podem ser acessadas junto com os vídeo, que são divididos em pacotes cobrados separadamente. Os bateristas que dão as aulas do app são um dos pontos altos do Drum Guru, entre eles lendas do rock como Mike Portnoy, um dos fundadores da banda Dream Theater, Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, Steve Gadd e muitos outros. Vale lembrar que o aplicativo é todo em inglês.

Real Drum

O Real Drum é totalmente gratuito e vem com 60 lições de bateria que ensinam a tocar vários ritmos e 24 músicas para tocar junto. Para aprender não é preciso ter uma bateria, pois o app simula uma bateria real na tela do dispositivo: basta tocar com os dedos na tela do dispositivo que o som é reproduzido na hora. Dá até para trocar pratos e adicionar instrumentos de percussão à sua bateria virtual.

iLearnPiano

O iLearnPiano vem com 50 lições de piano para quem quer aprender a tocar o instrumento ou para quem não pratica há muito tempo. Nas lições, é possível encontrar tutoriais de músicas, técnicas e um longo conteúdo de teoria musical para não ficar para trás nas partituras. O conteúdo está no idioma inglês.

Perfect Piano

O Perfect Piano simula um teclado no seu smartphone e vem com 70 músicas de amostra para te ensinar a tocar. Possui três modos de teclado: modo de linha única, modo de linha dupla e modo para dois jogadores. Os usuários podem ajustar a largura das teclas e gravar ou reproduzir o que tocam.

EarWizard

Disponível apenas para iOS, o EarWizard não ensina a tocar nenhum instrumento específico, mas pode ser bem útil para quem quer dar seus primeiros passos na música. Ele serve para treinar a audição e melhorar habilidades como concentração e memória. O app oferece sequências de acordes que vão ficando maiores a cada rodada e o usuário deve repeti-las, dependendo apenas da sua audição.

Também existem aplicativos direcionados aos professores para avaliar e direcionar as sessões práticas individuais dos alunos e o progresso em outras tarefas. Vamos tratar deste assunto em um outro artigo.

Dependendo da idade dos seus alunos, muitos deles já podem ter experiência com ferramentas de edição de vídeo e áudio digital. Aprender a usar ferramentas mais sofisticadas do espaço de trabalho de áudio digital (DAW) provavelmente será do interesse de todos os alunos.

O GarageBand da Apple é uma versão popular desse tipo de aplicativo.

Além disso, dê uma olhada em quais aplicativos relacionados à música eles já estão usando. Pense em maneiras de usar qualquer um deles na sala de aula.

ESTIMULE-OS COM A MÚSICA QUE JÁ AMAM

Os alunos podem ter diferentes níveis de motivação para aprender música. Despertar interesse e mantê-los envolvidos é pelo menos metade da batalha. Não da “guerra”, pois a “guerra” do aprendizado se vence dia a dia, pois o apredizado não tem fim.

Usar a música popular para capturar sua atenção é um método testado e comprovado. Concentre essa atenção de uma maneira que os faça usar as habilidades musicais que você está ensinando.

Comece por exemplo, reproduzindo um clipe curto de uma música que eles reconhecerão.

Escolha um clipe que seja um exemplo claro do assunto tratado.

Peça-lhes para falar sobre o que ouvem: ritmo, melodia, quaisquer elementos musicais relevantes para o que você está ensinando.

Depois, percorra pequenos clipes de música de uma ampla variedade de gêneros, do clássico ao country, passando pelo que quer que seja.

Continue misturando clipes de músicas que você espera que eles saibam.

Enquanto eles ouvem e discutem mais músicas de diferentes gêneros, você pode começar a discussão comparando-as e contrastando-as. Eles também podem começar a discutir quais elementos musicais são características de um gênero específico ou a maneira como um elemento é usado.

Para estudantes mais jovens: eles provavelmente não vão falar sobre gêneros diferentes, pois muitas vezes tem seus gostos bem concentrados em um ou outro estilo.

Você ainda pode fazer este exercício focando no reconhecimento dos elementos musicais. Você pode encontrar amostras simples ou simplificadas que incluem músicas que eles conhecem, além de música clássica.

 As versões de Mozart de Twinkle, Twinkle, Little Star continuam a ser clássicos.

Para alunos mais velhos: atribua a tarefa de criar um mashup de gênero misto. A montagem de um mashup testará sua capacidade de colocar em prática o que eles estão aprendendo sobre como os diferentes gêneros musicais usam elementos musicais.

EXPANDINDO SEUS HORIZONTES

Traga uma dimensão pessoal que expanda seus horizontes culturais e continue a ajudá-los a desenvolver uma compreensão e um ouvido para formas musicais distintas.

Peça a cada aluno que prepare uma apresentação para ensinar à classe sobre um gênero musical menos conhecido.

Eles podem escolher um estilo de origem, como zydeco, Klezmer. Ou eles podem escolher músicas de um país ou cultura completamente diferente.

Para alunos mais novos: você pode fazer um “show & tell”. Algumas opções para eles poderiam ser trazer um instrumento de casa; compartilhar uma música que a avó ou mãe canta ou cantava para eles; ou escolha um instrumento, música ou dança de um lugar que eles querem visitar para compartilhar.

DEIXE-OS EXTRAPOLAREM

À medida que aprendem novas habilidades e conceitos musicais, permita que seus alunos os pratiquem com instrumentos e ferramentas de áudio digital (conforme a idade). Dê a eles algumas orientações gerais ou uma breve passagem como fundamento. Depois, toque alguma música susgestiva ao assunto da aula. Peça-lhes para executar passagens específicas mais rapidamente, adicionar um ritmo, alternar teclas e assim por diante. Depois que eles se acostumarem a brincar com a passagem, apenas deixe-os criarem.

SEMPRE MISTURE

Por fim, continue misturando as atividades quantas vezes forem necessárias para mantê-los envolvidos. Se eles estiverem sentados por muito tempo, mude para uma atividade em que possam se movimentar. Se todos estiverem trabalhando de forma independente, crie uma atividade para pequenos grupos.

O mesmo se aplica a você. Você precisa continuar misturando as coisas para se manter envolvido. Aproveite sua energia artística para criar planos de aula divertidos para você e seus alunos.

Nós estamos o tempo todo aprendendo, quer ver seu artigo publicado aqui, fique a vontade em nos mandar. O que acho do post ? Sugestões ? Fique a vontade.

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *