Publicado em Deixe um comentário

Madeira faz diferença para o som de uma guitarra ?

Esta é provavelmente a pergunta mais discutida entre os guitarristas. Embora o tipo de madeira faça a diferença na maneira como um violão soa, não é tão importante para as guitarras elétricas de corpo sólido. Como os captadores magnéticos de uma guitarra vibram com as cordas de metal em movimento e não também com a influência do corpo de madeira, variações na bitola ou a composição dos encordoamentos, o tipo de palheta utilizada por exemplo, terão um efeito muito mais representativo no timbre da guitarra.

Uma Lespaul soa totalmente diferente de uma Stratocaster, não por causa das madeiras utilizadas na construção, mas sim por causa dos captadores utilizados, que são também totalmente diferentes.

Mesmo assim, os instrumentos de corpo sólido como guitarras e baixos elétricos, são valorizados pela madeira ao qual são fabricados.

Em resumo, madeiras especiais deixam tais instrumentos com peso e caracteristicas físicas muito agradáveis, porém não será isto que definirá seus timbres especiais, mas sim os captadores, blindagem e possíveis peças eletro-eletrônicas que estes usarem.

E ai, o que você acha do post ? Concorda, não concorda, concorda em parte ? Comente. Gostamos de oferecer conteúdo, mas o mais importante é também aprender.

Equipe Sônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *