Publicado em Deixe um comentário

Escolhendo o sistema de PA certo para você !

Por mais incrível que sejam os instrumentos que você está usando e por mais rigorosa que a sua banda seja, se você e sua não tocarem através de um sistema de PA decente, nada adiantará. Você precisa de um sistema que ofereça clareza sonora e volume suficiente para que todos na platéia ouçam todos os detalhes. Neste artigo, vamos ajudá-lo a “navegar” no diversificado mundo dos sistemas de som ao vivo (PA) e dar algumas dicas sobre como tomar a decisão certa, seja este o seu primeiro sistema de PA, seja você está atualizando o par antigo de caixas que você tem usado nos últimos 45 anos, seja para montar um sofisticado sistema.

O que é um sistema PA ?

Em síntese um sistema de PA serve para captador o seu som – o artista – e enviar para o seu público. Existem algumas maneiras diferentes de se fazer isso, mas o ideal é que sempre haja certos componentes básicos, que terão funções específica para a entrega de um bom resultado aos ouvintes.

O sistema de PA deve:

  • Transformar sons acústicos em sinais eletrônicos;
  • Misturar esses sinais eletrônicos e aplicar efeitos;
  • Aumentar a intensidade destes sinais através de um amplificador;
  • Enviar os sinais aplificados para os auto-falantes da caixas acústicas.

 

Geralmente, estas funcçoes são realizadas por uma combinação de um ou mais dos seguintes componentes:

 

Microfone: converte o som acústico (como sua voz) em sinais elétricos que poderão ser processados ​​e amplificados. Os microfones podem ser conectados (você precisa de um cabo para conectá-lo ao mixer) ou sem fio (o microfone transmitirá o sinal sem fio a um receptor, que está conectado ao mixer)

Mixer: permite combinar os vários sinais (de microfones, violões, guitarras, teclados, etc.) e definindo suas intensidades e equalizações específicas. Um mixer, também chamada de mesa som, ou misturador pode ser uma unidade separada ou incorporada a outro componente do PA, como por exemplo um mixer amplificado.

Amplificador de potência: aumenta o volume do sinal proveniente do mixer. Novamente, pode ser uma unidade separada (alimentando alto-falantes “passivos”) ou pode ser incorporada, como o caso de mixers amplificados, ou por outro lado uma caixa ativa, que nada mais é do que uma caixa acústica com um amplificador incorporado.

Alto-falante: os alto-falantes vibram efetivamente de forma a fazer com que o ar oscile mais ou menos, fazendo com que os tímpanos oscilem e o cérebro perceba o som. Em geral, quanto maior o alto-falante e mais força for usada para balançar o ar, mais alto será o som! Os alto-falantes podem variar em tamanho, desde o alto-falante do telefone até enormes configurações de alto-falante, como podem ser vistas em grandes sistemas como o Estádio de Wembley, o sistema de som da virada de ano em Copa Cabana, ou no Rock´n Rio.

A maneira como todos esses componentes são combinados varia entre os sistemas, e esses sistemas terão várias funções e recursos diferentes, sendo projetados para diferentes fins. 

Para identificar qual sistema é adequado para você, faça as seguintes perguntas:

 

  1. Quão alto (intenso) eu preciso que o sistema seja?
  2. Quantos instrumentos e / ou fontes acústicas eu usarei e precisarão ser amplificadas ?
  3. Precisa que seja portátil, ou espaço não é problema ?
  4. Quais recursos adicionais eu preciso?

Abordaremos cada uma dessas perguntas separadamente:

Quão alto (intenso) eu preciso que o sistema seja ?

A sonoridade é uma característica que depende da potência: em um nível simplista, quanto mais poderoso o amplificador, mais alta a saída. Há considerações em torno da eficiência do amplificador e do espaço livre (em que ponto a saída ficará distorcida), mas para ter uma idéia ampla de quão alto será um sistema, você pode avaliar a potência de um amplificador (ou um alto-falante com amplificador), conferindo quantos watts ele produz de potência.

 

A potência dos amplificadores é medida em watts. Para ter uma idéia, veja a lista a seguir, que apresenta cenários diferentes: 

  • Apresentação acústica em um bar com voz e violão: 100-200 watts
  • Show em local pequeno com banda: 300-800 watts
  • Show médio com banda de rock: 1.000-2.000 watts
  • Grande show local: 5.000-10.000 watts
  • Show em estádio ou grandes áreas abertas: 25.000 watts ou mais

No entanto, este é apenas um guia aproximado; locais diferentes responderão de maneiras diferentes a diferentes níveis de potência e, por exemplo, os shows ao ar livre precisarão de muito mais energia para gerar o mesmo tipo de volume. 

Também é importante notar que, se você estiver comprando um amplificador separado, precisará deixar alguma folga entre a potência de saída do amplificador e a capacidade dos alto-falantes. Na prática, uma boa regra é garantir que o seu amplificador tenha o dobro da potência dos alto-falantes. Portanto, por exemplo, se você deseja uma saída total de 500 watts, use um amplificador classificado como 1.000 watts. 

Uma maneira de evitar completamente a preocupação sobre qual amplificador corresponderá a quais alto-falantes é comprar caixas acústicas ativas, onde o amplificador está embutido na própria caixa. Em geral, a menos que você precise controlar o amplificador de um local diferente para as caixas acústicas, recomendamos sempre esse tipo de sistema.

Quantos instrumentos e/ou fontes acústicas eu usarei e precisarei amplificar ?

Se você vai colocar um violão e um vocal no sistema de PA, não precisa de muitas entradas, duas já são suficientes. No entanto, é sempre bom testar seu sistema no futuro; você pode ter um vocalista de apoio em algum momento ou precisará de uma certa percussão? Sempre obtenha mais alguns canais do que você pensa que precisará!

Precisa que seja portátil, ou espaço não é problema ?

Essa é a grande questão. Você vai carregar o sistema regularmente ou será fixo ? Portabilidade e qualidade de som podem ser inversamente proporcionais a medida que se necessita atingir um público maior. Os sistemas tudo-em-um (que incluem caixas, amplificadores e mixer no menor número possível de unidades separadas) são fáceis de mover e fáceis de configurar, mas não são tão versáteis quanto os sistemas com componentes separados.

 

Em geral, para bandas, artistas solo ou pequenos locais, faz sentido optar por caixas ativas (aqueles com amplificadores embutidos) ou mixers já com amplificadores integrados; portanto, a decisão é mais sobre a qualidade do som que você precisa, 

 

A configuração de PA mais básica é um mixer que alimenta um par de caixas ativas, e que vai ser adequado para a maioria dos locais pequenos e podendo inclusive caber no porta malas de um carro. Portanto, se você estiver apenas amplificando, por exemplo, um violão e um vocal e estiver tocando um pequeno pub, você pode simplesmente levar um alto-falante.

 

Agora se não for problema o espaço, prefira sempre por equipamentos modulados, ou seja, os amplificadores, o mixer, o equalizador, o compressor/gate, módulo de efeitos, as caixas acústicas, etc, separados e conectados entre si.

Quais recursos adicionais eu preciso ?

Dependendo da necessidade, recursos adicionais podem ser necessários, como conexão bluetooth, conexão wifi, transmissão de sinais não amplificados sem fio, controle remoto via smartphone ou tablet, etc. Neste caso, não há uma regra, mas sim, necessidades específicas que podem surgir, ou simplesmente para o conforto de quem esta operando os equipamentos.

Esperamos termos contribuido e estamos a disposição, caso deseje buscar mais informações e até consultorias. Agradecemos se você puder deixar um comentário. 

Equipe Sônica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *