Publicado em Deixe um comentário

Dicas para montar seu primeiro pedalboard !

Você precisará de um afinador, overdrive, boost, modulador e um pedal de delay. É isso. Obrigado pela leitura ! kkkkkkkk.

É claro que a muito a se falar ao se desejar montar seu ste de pedais (pedalboard). A coisa não é tão simples como as duas linhas acima.

Escolhendo os pedais certos

Descobrir quais pedais são adequados para você é provavelmente a parte mais difícil ao pensar em montar seu primeiro kit de pedais. Nas lojas especializadas é comum as pessoas perguntarem :  “que pedais devo comprar ?” A resposta dos vendedores geralmente vêm com uma pergunta: “que estilo de música você está tocando?”

Os pedais são muito pessoais para o usuário. Não existe uma configuração definitiva para os pedais, apenas a configuração certa para você, no entanto, existem algumas tendências comuns na maioria dos painéis dos guitarristas. Neste artigo, não listaremos os pedais que você deve comprar, mas sim alguns conselhos sobre o que procurar.

Pedal Afinador

Não interessa que som você vai tirar, um pedal afinador é primordial, para ter como manter a afinação de forma rápida.

Overdrive e distorção

Esta é outra peça essencial, overdrive e distorção são básicos e salvo o efeito nativo de alguns mplificadores, o legal é ter um bom pedal de overdrive e distorção no seu conjunto.

Boost

Não tem jeito, guitarrista precisa de algo que o deixe “mais barulhento” e o pedal de boost dá o impulso que falta naquele som distorcido, dá aquele peso. Neste caso não adianta falar muito, o jeito é entrar na loja e testar mais de um modelo para ver qual vai se encaixar melhor em seu kit.

Modulation

Neste caso, vale o que mais se adequa a seus estilos, para este tipo de pedal, Chorus, Flanger, Phaser, Tremolo, são os mais comuns. Acreditamos que em nome da versatilidade, se já puder, invista em mais de um modelo. O uso de Chorus na maioria dos sons limpos de guitarra e um Tremolo Harmônico para um efeito mais dramático. Se você se considera o próximo a Van Halen, precisará de um phaser, e Flanger é uma ótima palavra; se você ainda tem espaço no seu quadro, por que não?

Delay

Dealy, este é um dos pedais mais versáteis disponíveis, e é por isso que é considerado digno de ser tratado separadamente em nosso artigo ! Pode ser usado para fazer um solo ter mais movimento e espaço, ou também pode trazer agradáveis timbres com seu som limpo. Vamos resumir. Pedal de Delay não é algo que pode faltar em um kit de pedais. 

A ordem que listamos aqui é como você os posicionaria normalmente em seu board. Vale lembrar que não há regras. A regra é sentirmos que esta agradando e que principalmente esta agradando seus ouvintes.

O board

Nada de pegar seus pedais, colocá-los em uma sacola. Imagine a cena, você no palco despejando os pedais e depois montando os mesmos no chão. Para evitar isso, usa-se um board para pedais, ou pedal board, que nada mais é do que um suporte para organizar os pedais e poder usá-los rapidamente.

Existem centenas de pedalboards por aí, com vários preços diferentes. Realmente não importa qual deles você adquiriu, apenas certifique-se de que cabe em todos os seus pedais confortavelmente. Deixe espaço suficiente para todos os seus cabos e fonte de alimentação – você precisará de uma dois centímetros ou mais em cada lado de cada pedal para conectar os cabos. Também é uma boa ideia deixar espaço suficiente para alguns pedais extras no futuro. 

Fonte de energia

É isso que as pessoas sempre esquecem. Ou isso, ou eles não querem pensar sobre isso. Eu sei que é chato e não é tão legal quanto comprar pedais, mas ainda é realmente importante!

Fontes de alimentação precisam ser adequadas para alimentar mais pedais, o ideal é que seja no estilo banco de fontes, onde cada saída fornece a tensão certa para cada pedal, fontes daqueles modelos que você regulaa tensão são totalmente desaconselháveis, pois nunca fornecem a tensão correta. O ideal é que cada saída de tensão da fonte seja regulada eletronicamente para fornecer exatos 9V que é o padrão do mercado para pedais. 

Cabos Patch

Os cabos levam o sinal da guitarra para o board de pedais, conectam os pedais entre sí e depois levam o sinal resultante para o amplificador e/ou mesa de som. Lembre-se disso, o som terá a qualidade que o pior dos componentes oferecer, sendo assim, não deixe de dar atenção aos cabos. Nada de cabos baratos (apenas pares de fios). Prefira sempre cabos com blindagem por malha trançada e bitola de no mínimo 0,30. 

Nos dê sua opinião. Você tem outras sugestões ? Já tem um pedalboard montado ? Como é o seu ?

Equipe Sônica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *