Publicado em Deixe um comentário

Como escolher sua gaita

A gaita de boca

A gaita, também chamada de harmônica ou gaita de boca, é um instrumento de sopro onde temos uma “caixa” com palhetas dispostas lateralmente, podendo ter mais de uma palheta por seção, que ao vibrarem com o sopro ou aspiração do músico, produzem os sons (notas musicais e acordes).

É bom lembrar que tocar uma gaita é uma arte, isso significa que vai muito além soprar e aspirar. E por isso a escolha é mais complexa. Mas não quer dizer que é algo difícil.

Existe dois tipos de gaita: a diatônica e a cromática.

Gaita Diatônica

gaita diatonica

Gaita Cromática

gaita cromatica

A gaita diatônica é afinada em apenas um tom como base. (C – Dó, D – Ré, E – Mí, etc.).

A gaita cromática é fabricada em apenas um tom (dó maior) e através de uma chave o músico consegue fazer as variações.

Geralmente os iniciantes começam pela gaita diatônica (em Dó na maioria das vezes) e depois passar para a cromática se assim desejar.

Como escolher uma gaita de boca

Na gaita diatônica, faltam alguns tons e são vários efeitos a serem aprendidos. Já as cromáticas é possível encontrar todas as notas e acidentes, bastando apenas acionar a chave lateral e executá-las.

Desta forma o correto é aprender primeiro tocar gaitas diatônicas e depois partir para a cromática. Se você fizer o contrário, para tocar a diatônica,, terá que literalmente reaprender a tocar gaita.

 Você já deve ter visto um gaitista, com um estojo com várias gaitas. Talvez você seja este músico que esta nos lendo.

O que acontece é que as gaitas já vem com sua escala pronta. Por exemplo, a gaita em dó maior vem com a seguinte escala (em notação germânica): C D E F G A B C. O modelo em sol maior vem com G A B C D E F# e G) e assim por diante.

A gaita em dó vem com sua escala (dó maior) já pronta (C D E F G A B C), a gaita em sol vem com a escala de sol maior (G A B C D E F# G) e por ai vai.

Então qual o modelo é ideal para começar ?

Definitivamente a em Dó maior, pois possui um som mais médio, pois os modelos em Ré, Mi e Fá são mais agudas e os modelos em Sí, Sol e Lá, são mais graves.

 Se você começa com a aguda, conseguirá fazer mais efeitos, mas ficará mais difícil usar as mais graves. Se ir para as mais graves, poderá forçar muito a respiração e acabar desanimando. Por isso também começar com a gaita em Dó.

Nosso país oferece acesso a gaitas nacionais e gaitas importadas. A maioria das marcas oferecem modelos simples, intermediários e sofisticados.

Procure escolher gaitas que possuem manual, e certificado de garantia, estas sempre são fabricadas com materiais mais resistentes, principalmente no que diz respeitos as pelhetas que são as partes que produzem som.

 Como exemplos mostramos a seguir alguns modelos de gaitas encontradas no Brasil.

Nacionais:

Hering

gaita hering

Bends

gaita bends

A Bends encerrou suas atividades a alguns anos, mas ainda é possível encontrar suas gaitas em algumas lojas. Naturalmente a garantia já correrá por conta da loja que ainda possuir delas em estoque.

Importadas

Os modelos importados são mais comuns, pois há entre eles marcas de menor custo como Dolphin. A mais famosa entre elas se chama Hohner, mas ainda podemos citar as marcas Suzuki, Lee Oskar e Spring.

gaita hohner
gaita suzuki
gaita lee oskar
gaita dolphin

As gaitas precisam ter uma boa vedação, para que não seja necessário forçar muito para tocar e correr o risco de estragar as palhetas.

Equipe Papo de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *