Arco - orquestra

Como comprar o arco certo ?

5 fatores que farão você escolher o arco certo para seu instrumento.

Um arco é a chave que cada musico(a) usa para desbloquear o potencial sonoro de seu instrumento, uma metafora que tem suas bases. Em termos práticos, no entanto, encontrar o arco perfeito pode ser um pouco mais difícil.

Com opções que variam de materiais, idade, rigidez, peso e equilíbrio geral, a compra de um arco é algo que pode levar tempo na escolha.

A maioria dos especialistas concorda que todos os músicos (as) que tocam violino, viola ou cello – desde iniciantes até os mais virtuosos – acabam enfrentando problemas semelhantes ao comprar um arco.

“Os músicos(as) avançados geralmente procuram qualidades em um arco que um iniciante não reconhece”, disse James Mason, um fabricante de arcos e restaurador da loja de violinos David Kerr, em Portland, no Oregon – EUA. “Dito isto, segue o guia para te ajudar a encontrar o arco certo”.

Materiais

Os três materiais básicos usados ​​nas varas dos arcos: são pau brasil, pernambuco e fibra de carbono. No mundo o termo Brazilwood é um nome genérico dado a vários tipos de madeiras tropicais usadas para arcos mais em conta. Vem do Brasil e de outros países tropicais. Os arcos de violino de madeiras mais genéricas tem custo em torno de R$80,00 e são adequados para iniciantes ou possivelmente para iniciantes intermediários.

Desde o final do século XVIII, o Pernambuco é a madeira escolhida para os melhores arcos. É uma madeira densa e pesada que vem de várias áreas do Brasil e parece possuir a combinação certa de força, elasticidade e capacidade de resposta. Existem muitas subespécies e uma enorme variação na qualidade. Os principais fabricantes de arco gastam muito tempo procurando e escolhendo apenas os melhores “palitos” de pernambuco, rejeitando quase todo o resto. Devido à degradação ambiental, no estado de Pernambuco, a madeira agora é escassa e, como resultado, o governo do Brasil impôs severas restrições à exportação dessa madeira, tornando-a rara e cara.

Muitos musicos consideram o trabalho dos renomados fabricantes franceses do século XIX como responsáveis pelos arcos perfeitos. Por que será que os fabricantes posteriores não foram capazes de igualar seu trabalho? Alguns dizem que as espécies de pernambuco usadas por seus predecessores não existem mais e que se extinguiram no início do século XX. Outros acham que fabricantes como Tourte, Peccatte, Simon, Pajot e seus contemporâneos foram simplesmente os melhores fabricantes e pronto, simples assim. Certamente seus arcos são únicos. Muitos têm uma qualidade suave e flexível que torna o arco quase parte da sua mão; o som que esses arcos produzem pode ser cheio e rico. É muito comum ouvir elogios como “suave como manteiga” ao descrever um belo e velho arco francês. No entanto, outros músicos preferem arcos modernos que são mais rígidos, mais fortes e mais rápidos em resposta.

Nos últimos 20 anos, os arcos de fibra de carbono tornaram-se populares, em parte por causa da escassez de pernambuco – alguns dos melhores músicos do mundo preferem arcos de fibra de carbono mais novos e mais duráveis ​​que os modelos tradicionais de madeira de pernambuco. Arcos de fibra de carbono – fabricados com vários tipos de fibra de carbono colados com uma resina – possuem muitas qualidades encontradas no feito de pernambuco. Além disso, a fibra de carbono é durável e, por sua faixa de preço, vale o que custa.

Porém, nem todo mundo tem a mesmo opinião sobre os arcos de vara sintética, ao invés de madeira.

“É comum ouvir mpusicos dizerem que os arcos de fibra de carbono não têm o mesmo tom que os de madeira.

Ainda assim, os arcos de fibra de carbono e de fibra de vidro mais baratos não deformam como os de madeira, tornando-os atraentes para músicos que viajam muito ou tocam ao ar livre ou em calor ou frio extremos.

Balanço

A sensação do arco quando você o experimenta na loja tem muito a ver com seu ponto de equilíbrio. O peso típico de um arco é de 58 a 63 gramas para violinos; 70 gramas para um arco de viola; e 80 gramas para um arco de violoncelo.

Determinar se um ponto de equilíbrio é adequado para suas necessidades exige testes – e não está necessariamente relacionado ao ponto em que o arco se equilibra em um dedo estendido.

Rigidez

Assim como o equilíbrio, a rigidez adequada de um arco e sua capacidade de resposta, especialmente para movimentos de arco saltitante (ricochét ou sautillé). Aqui vale a opinião pessoal mesmo e não uma técnica de escolha. Assim, o que é crucial ao testar um novo arco é tocar da mesma maneira que você normalmente faz. Se você tem um arco fraco e aplica pressão suficiente ao tocar, acaba batendo nas cordas com o talão e definitivamente você não vai quer isso. Agora se estiver muito rígido, não haverá como executar os toques corretamente.

Preço

Enquanto muitos músicos (as) gastam muito dinheiro com um violino, viola, violoncelo ou baixo, muitos destes se incomodam ao pagar quantias altas por um arco. Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que bons arcos não são baratos. Mas é tudo sobre perspectiva e prioridades “

Fatores especiais

Não é comum, mas se você sempre compra em uma loja e consegue que eles te emprestem o arco, para você testar por alguns dias, é o ideal.

O arco que você considera perfeito hoje, pode não ser o mesmo daqui alguns anos. Esteja sempre aberto a testar novidades.

Na loja

Então, como você deve encontrar o melhor arco? O primeiro passo é estabelecer um orçamento. Porém não deixe de experimentar arcos que vão além do seu orçamento, para poder analisar corretamente o que comprar.

Quando você for a uma loja de violinos, traga seu próprio instrumento e o arco atual como referência. Cada arco terá um desempenho diferente em diferentes instrumentos. Lembre-se de que você está procurando um arco que complemente seu instrumento. Um bom ponto de partida é observar seis arcos por vez. Depois de escolher um ou dois desse lote, peça para ver um pouco mais. Toque a mesma passagem breve com cada arco, um após o outro. Há uma boa chance de que um ou dois se destaquem.

As primeiras impressões são importantes. O arco não deve parecer muito leve ou pesado na mão. Não deve ser muito fraco ou macio: não deve colapsar facilmente no cabelo ao tocar ou flexionar muito lateralmente.

Toque uma combinação de estilos de curvatura, incluindo legato, spiccato, soutillé e assim por diante. Você pode usar Wieniawski’s Ètudes-Caprices, Op. 18, No. 4 , por exemplo, para lhe dar uma idéia de como o arco se comporta em passagens difíceis e rápidas do cruzamento de cordas. Se isso for muito difícil, use alguns dos exercícios de arco de Sevcik. Toque uma passagem em três pontos do arco. Você deve poder tocar confortavelmente com todas as partes do arco. Tocando devagar, ouça o som que cada arco produz e sinta como o arco vibra. Você notará diferenças sutis em clareza, plenitude de som, ruído de superfície e assim por diante.

O arco melhora ou piora o seu instrumento? Enquanto estiver na loja, use seu tempo com eficiência. Você está lá para encontrar um arco, não para executar ou praticar. Depois de escolher os dois ou três arcos de sua preferência, peça se possível (no Brasil sabemos que isso é difícil) para testá-los por uma semana. Experimente-os mais amplamente em casa, em seu conjunto ou orquestra, e mostre-os ao professor para comentários.

Agora mãos abra, comece sua busca. Nos dê sua opinião ? Qual arco você usa ?

Equipe Sônica.

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