Publicado em Deixe um comentário

Encordoamentos para meu violão ou guitarra: Qual comprar ?

As cordas para violões e guitarras, estão disponíveis em diferentes bitolas: quanto mais fino, será mais leve de tocar e mais agudo o som e quando mais grosso, mais pesado de tocar e mais grave. Cordas pesadas podem ajudá-lo a sustentar as notas por mais tempo e aumentar o volume, mas pode ser difícil ou até doloroso de tocar, pois são mais apertadas, de modo que possam cortar os dedos e dificultar os bends. As cordas de bitola leve tornam são mais fáceis de tocar acordes de pestana e excuções complexas de movimento rápido, mas quebram mais facilmente e são consideradas com um som mais agudo.

Escolher qual bitola de cordas você vai usar é como escolher sea palheta favorita – todos têm sua própria preferência inteiramente subjetiva. Algumas pessoas gostam de cordas mais pesadas para obter uma sensação robusta e um som “maior”, e algumas preferem se ater as bitolas mais leves, pois são mais fáceis para os dedos! Ambos têm suas próprias vantagens e desvantagens.

 

As bitolas padrões:

Bítolas de 0,009 – 0,042 polegadas, 0,010 – 0,046 polegadas e 0,011 – 0,052 polegadas são as medidas mais comuns para violões acústico e guitarras.

Um detalhe importante, é que no meio musical, para falar da bitola de um encordoamento, as pessoas falam por exemplo assim:  “as cordas de meu violão são 010” . Isso quer dizer que esta sendo informado que o violão eta com um encordoamento em que a primeira corda do kit tem a bitola de 0,010 polegadas.

Por que esses padrões são mais comuns ?

O primeiro motivo é que são mais fáceis para quem esta iniciando, pois oferecem mais conforto para tocar. Porém muitos instrumentos vem com encordoamentos 0,011, pois apesar de não ser uma bitola pesada, oferece uma “balanço” adequado entre conforto e sonoridade. 

 

As bitolas híbridas

São encordoamentos que misturam as características de duas bitolas diferentes. As três primeiras cordas com a medida de um conjunto e as três últimas com a medida de outro conjunto por exemplo, para por exemplo oferecer conforto ao tocar e graves mais profundos. Por exemplo, o conjunto Giannini 0,009 híbrido para guitarras, possui as primeira três cordas comas medidas 9/11/16 e as três últimas com 26/36/46 (que normalmente vêm no conjunto 010.

Quanto mais baixa a afinação, mais pesada será a sua bitola. Em última análise, as cordas que você mais gosta dependerão de sua preferência pessoal. Se você sente dificuldade ao tocar certo violão ou guitarra, procure trocar por cordas mais leves, se esta sentindo o som sem peso, ou esta muito leve, suba a bitola trocando por um encordoamento mais pesado.

É no entanto bom lembrar que quando você altera a tensão de seu encordoamento, talvez será necessário regular o instumento, principalmente no que diz respeito a atuação do tensor, que faz com que a escala não fique arqueada.

E então, qual tensão que você gosta para as suas cordas ? Tem algum modelo de sua preferência ? Gostou do post ? Tem algo a acrescentar ? 

Equipe Sônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *