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Captadores para violão ! A explicação definitiva !

Quando falamos em captadores, a primeira imagem que vêm a mente são os captadores de guitarra, que produzem aqueles sons clássicos de rock, cowntry, jazz ou heavy metal, que sempre lembramos. Porém tem uma outra categoria muito importante destes captadores, que são aqueles que equipam muitos violões, sejam eles simples, ou extremamente renomados como Taylor e Martin.

Aliás a guitarra surgiu a partir do momento que se buscou amplificar o som de um violão, através da criação de um “híbrido” de microfone e captador sob as cordas do mesmo. Neste momento surgiu a idéia da guitarra e do baixo elétrico. Mas estamos aqui para falar dos captadores para violão e por consequência de instrumentos que possuem o mesmo princípio de acústica, como cavaco, ukulele, violinos, violas caipira e de arco, cellos, baixolóes e baixos de orquestra, etc.

Hoje temos muitos fabricantes com diversos sistemas de captação. Cada sistema tem seu valor e utilidade. Muitas vezes um sistema considerado extremamente sofisticado, pode não servir para uma determinada aplicação ou necessidade.

Neste artigo, vamos mostrar os diversos tipos de capatação para instrumentos acústico com ênfase nos violões, suas vantagens e desvantagens, para que você ao investir em seu instrumento, saiba como buscar uma solução adequada para você.

A escolha deve ser baseada no tipo de ambiente que se toca, no equipamento que vai ser usado para amplificar o som, no custo que você poderá investir e o modelo de instrumento que você estiver utilizando.

Uma das maiores dificuldades do violão acústico captado é a microfonia gerada entre o som da caixa de ressonância do violão ou outro instrumento e o das caixas de som que estão sendo utilizadas no ambiente. Violões com caixas menores (e consequentemente com menos som acústico) tem esse problema reduzido.

Alguns modelos tem o corpo mais fino e não tem boca, sendo criados especificamente para reduzir o problema da microfonia. Vejam na figura abaixo o violão Godin Multiac ACS-AS Slim que é um bom exemplo de instrumento projetado para palcos. Seu som acústico não é tão bom, na verdade seu som acústico definitivamente não é bom, mas o resultado da sonoridade quando plugado é excelente.

Neste caso a captação foi projetada sem considerar o fator microfonia praticamente e para melhorar ainda mais o resultado a captação deste modelo é feita corda a corda individualmente.

Outra solução bem interessante encontrada por algumas marcas, foi criar um instrumento que é composto do braço e um arco para permitir a montagem da escala e partes eletro-eletrônicas. Neste caso a acústica é praticamente zerada e problemas com microfonia não existem.

A foto abaixo é do modelo Yamaha Silent SLG 110N.


Antes de falarmos dos tipos de captadores, como tocamos no assunto microfonia, é sempre bom nós músicos ou entusiastas por instrumentos de cordas, principalmente violões ter para o caso de instrumentos com caixa de ressonância acústica, ter um redutor de microfonia, ou no feedback, para reduzir estes efeitos, como o mostrado a seguir:


Existem basicamente quatro tipos de captação e vamos agora explicar cada uma delas:

Captação pela boca

Esta captação é geralmente magnética, como um captador de guitarra, onde temos basicamente um imã no centro de um enrrolamento de fio de cobre, ao qual quando as cordas são tocadas, as vibrações induzem um correte elétrica variável, que ao ser enviada para um amplificador é traduzida no som do instrumento musical (violão, baixolão, ukulele, etc).

Captadores desse estilo são os precussores das guitarras na era da big band do início do século XX. Seu tom tem um pouco do brilho e calor de um captador de guitarra elétrica de bobina única (single coil), que muitos músicos apreciam.

Esses captadores, juntamente com os captadores piezo, são os tipos mais comuns, inclusive, porque em muitos casos podem ser instalados facilmente e até retirados facilmente sem mexer com a estrutura dos instrumentos.

É mais indicado para violões e outros instrumentos com cordas de aço.

VANTAGENS: Menor custo, geralmente fácil de instalar sem modificar o violão.

DESVANTAGEM: Propenso a feedback, por isso a necessidade do músico ter um redutor de ressonância sempre a mão, como o citado acima.

Nas figura abaixo mostramos um modelo da Fishman.


Captador Piezo de contato

Esta opção é muito prática e funciona muito bem como um captador definitivo, ou seja, instalado no interior do violão, ou de forma móvel, instalado por fora, apenas com um adesivo segurando ele sobre o tampo. Deve ser colocado próximo ao cavalete e pode ser simples, duplo, triplo ou quádruplo.


A sonoridade é bem fiel ao som do violão acústico, porém, como no magnético, cuidados para minimizar problemas como microfonia, devem ser tomados. Para violões com cordas de náilon seria melhor utilizar o captador de contato do que o captador magnético, porém neste caso este tipo de captador também serve para os instrumentos de cordas de nylon.

VANTAGENS: Tom brilhante e percussivo. Menos propenso microfonia que os captadores magnéticos, mas mesmo assim como afirmamos merece cuidados.

DESVANTAGENS: o tom pode ser anasalado se usado sem nenhum tipo de equalização, como por exempo uma caixa amplificada sem controles de grave, médio e agudos. 

Captação de rastilho ou captação piezo sob o rastilho

A captação de rastilho é uma peça que fica abaixo do rastilho e tem o princípio de funcionamento semelhante ao captador piezo, a diferença é que por ser comprida e estreita, dica abaixo do rastilho e em contato mais próximo com as cordas, ao invés de em contato direto com o tampo do instrumento. Este é o sistema mais difundido para captação de som de instrumentos de cordas, principalmente quando se fala em captação ativa, ou seja, aquela captação que é auxiliada por um pré-amplificador e equalizador que são também instalados no instrumento. No entanto ainda assim a forma mais popular de captação é de contato piezo. 

Existem modelos que são instalados isoladamente, e outros acompanhados do pré-amp com equalizador. Há ainda a captação individual das cordas, que é bem mais sofisticada. No início do artigo citamos um modelo de violão da Godin que usa este sistema. 

Vejam o exemplo desse conjunto Fishman de captação pelo rastilho, com equalizador e afinador.

Como falamos a captação pode ser apenas passva ou seja, sem o uso  do pré-amp equalizador, mas neste caso o ganho será menor. 

VANTAGENS: Ótima fidelidade ao som do instrumento tocado acústico, posibilidade de instalar um pré-amplificador com equalizador em conjunto, oferecendo grande controle sobre o som. 

DESVANTAGEM: Ainda propenso a feedback em instrumentos com caixa de ressonância., por isso também a necessidade do músico ter um redutor de ressonância sempre a mão.

Microfones condensadores

Microfones condensadores tem a vantagem de serem mais direcionais e captarem basicamente apenas o som de onde estão “apontados”.

Quem faz uso deste sistema não quer que o instrumento tenha qualquer sistema instalado, neste caso para garantir que o som será fiel ao do instrumento sem nenhuma interferência física ou elétrica. Geralmente usa-se este sistema para violões de cordas de nylon.

Esta captação é utilizada em estúdios e em palcos onde o músico pode ser mais intimista com a plateia. E claro sem haver outros instrumentos com grande volume sonoro sendo tocados. Sistema frequentemente utilizado em apresentação de música popular brasileira e/ou eruditas.

A parte incômoda é que se trata de um sistema mais caro, pois os microfones condensadores direcionais de boa qualidade são consideravelmente mais caros.  

VANTAGENS: Ótima fidelidade ao som do instrumento tocado acústico. Quase não acontece problemas de microfonia.

DESVANTAGEM: Custo e perda de mobilidade para o músico.

Nas figuras abaixo temos um microfone AKG condensador.


Esperamos que nosso artigo, possa ser um guia para auxiliar em sua escolha. Agradecemos por comentários e inclusive sugestões. Se cometemos algum erro, fique a vontade em interagir e nos falar também.

Robson Oliveira.

Equipe Sônica.

2 comentários sobre “Captadores para violão ! A explicação definitiva !

    1. Olá, agradecemos pela visita a nosso asite e esperamos poder sempre oferecer conteúdo de qualidade ! Equipe Papo de Música.

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